27/06/2014

Já fui insensato...



É impossível fazer alguém agir como gostaríamos, mas podemos fazer com que ela mesma tenha o desejo de mudar e se comportar de modo diferente. Muitas vezes somos cínicos quando tratamos as pessoas como se elas fossem um simples objeto de manipulação... "o cinismo é uma negação da natureza humana"

Uma pessoa cínica, em sua totalidade, é inteligente e tem muito humor. Ela consegue captar um fato rapidamente. É desconfiada, debochada e vive suspeitando de todos. E quase sempre negam o poder ou a existência de Deus. É alguem que não tem a verdadeira sabedoria. Lidar com eles requer paciência, tolerância e um entendimento e não podemos mudar essa pessoa. E será que em nenhum momento da vida duvidamos ou debochamos de Deus tambem? 

De fato não devemos negar que em alguns momentos nos comportamos cinicamente. É o que devemos fazer é buscar a moral de Deus e amar ao próximo para não cometermos atos de cinismo. Mas como lidar com uma pessoa cínica? Como podemos ser sinceros para sermos protegidos delas? 

Não é uma tarefa fácil lidar com o cinismo de alguém. Principalmente dos que vivem no nosso meio com a biblia nos braços, negando e negligênciando seu uso. Cínica é a pessoa sem vergonha que debocha impiedosamente, sem amor, sem pudor, descarada, sem senso de respeito e que perturba as outras e elas mesmas. Realmente a misericordia Dele ainda está nesse mundo, pois ainda vivemos bem mesmo na falta da verdadeira sabedoria de pessoas que professam ser cristãos. Entretanto, Lembremos que o cínico é um ser humano fraco, que não acredita no potencial que tem. São vitimas de si mesmo, frustrados, sem esperança de dar e receber atenção e sentimento de alguém. 

Mesmo que esteja com a razão, não bata de frente com ela. O que você falar servirá de veneno contra você. Embora não fale nada no momento, uma pessoa cínica é capaz de visualizar e enfeitar o que você fala do modo que quer para envenenar os outros contra você.. Portanto, devemos acautelar na convivência com eles, evitando falar sobre a nossa vida, nossos familiares, e nosso conhecimento ou de pessoas que fazem parte do mesmo ambiente social... Procure fugir delas ao máximo tendo uma vida discreta, mesmo que você tenha que trabalhar ou morar no mesmo lugar que ela. Observe atentamente as reações dela em diversas situações diárias. Caso ela fale constantemente de outras pessoas contigo, de si mesmo, mas de modo negativo, nunca em momento algum diga sim ou não acerca do que acha. Ainda que não dê sua opinião, passará a ser conivente com o que estão falando. Cale-se! 

Precisamos educar as pessoas a não debocharem de ninguém. Mas, se observe bem. Seus procedimentos, suas falhas: Tem momentos em que discriminamos, desprezamos, julgamos, acusamos e condenamos; quem ama ao próximo e não agimos assim. Quem ama ao próximo, não mente, não engana, não ofende, não briga, não revida não se vinga... Quem ama ao próximo perdoa, pratica a misericórdia e o amor... Deus não faz diferença entre as pessoas pelo contrário aceita todas, independente de sua posição social ou cultural.  Deus não faz acepção de pessoas, mas as pessoas fazem umas das outras, por isso a Bíblia alerta: “Ame os outros como você ama a você mesmo. Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a lei os condena como culpados”. (Tiago 2:8-9). Saiba selecionar as pessoas que você deseja que façam parte da sua vida. E como eu, procuro aturar as pessoas falsas, irritantes, debochadas, ridículas, patéticas e imaturas por pura educação!

fotos

tom caet