16/05/2016

A PALAVRA MATA, E O ESPÍRITO VIVIFICA!


A cada dia as pessoas esfriam na fé, e não se importam mais com a vida alheia. Muitas de suas palavras são imprecisas, altivas e sem afeto e elas não dão conta de confirmar a existência de Deus na própria vida.  Pelo contrário, nos “esfria” a ponto de nos afastar de Deus por causa dos seus maus exemplos e críticas ferinas.
Se por acaso você for um desses críticos que certamente gosta de esculachar dizendo que os outros não têm autoridade teológica ou não tem autoridade cientifica pra dizer algo em relação ao Evangelho ou Deus, digo que também não creio em quem se prende somente as palavras e textos contidos na bíblia ou a ciência para assertivamente justificar a sua racionalidade condenatória acerca de tudo...   
Realmente não sei se Deus precisa de tanta teologia e da ciência pra ser crido como muitos afirmam...  Só sei que Deus se importa com Suas criaturas. E o papel que nos deu como cristão é cuidar, encaminhar e ensinar as ovelhas dele. Ele nos ama e por isso não devemos condenar, causar o sofrimento a ninguém usando o nome Dele.  Contudo, temos de conhecer e identificar quem faz isso, encontrar e “expulsar” os “demônios” que causam confusão mental, projeções, mal entendidos, dúvida, incerteza, abandono, ilusão, sofrimento, enfim, a mentira pregada para sustentação de uma indústria de quatro paredes e um teto que causa engano morte espiritual - chamada igreja...
Vemos muitos confusos insistindo nessa jornada sem reconhecerem que por causa do nosso pecado, somos incapazes por nós mesmos de conhecer, entender e explicar as coisas Deus verdadeiramente, entretanto não há porque de ficarmos em contendas de conhecimento com eles, senão obviamente o que virá primeiro é o turbilhão de maus pensamentos... E isso não é de Deus. Comecemos dizendo que de Deus nunca se saberá tudo. Porque Deus não se explica, Deus é! E a única parte em que nos cabe explicar é a experiência com Ele.
Se tivermos coragem de ir adiante: Se insistirmos nessa busca de experiência, olhando, ouvindo e perdoando uns aos outros, provavelmente caminharemos ao encontro da razão – a bíblia - que não é vazia de palavras, ações, horizonte, consequências e reflexões repletas de potencial criativo... Pelo contrário, nela cabe tudo que precisamos para conhecer Deus.
E pra não entrar em contradição... Inicialmente e de cara, digo que somos tragados pelo desconforto de nós mesmos quando tentamos impor algo que não sabemos ou conhecemos. Em geral criamos um redemoinho de percepções distorcidas pela ilusão de sermos carnais (objetivos) tentando entender o que é subjetivo (espirito).
O meu conhecimento não depende nem orbita nas origens das coisas.  A minha vida não cai nem precisa arranjar malabarismos mentais para sobreviver psicologicamente e a minha fé em não foi substituída por uma teoria mais satisfatória, simplesmente creio em Deus. Ele existe e pronto. Há muitas pessoas como eu, sem necessidade do sobrenatural, e é completamente irritante que a primeira coisa que nos digam é que estamos em negação ou em revolta... O Deus que eu acredito e inexplicável... É livre e reacionário... Senhor das causas pequenas e justo nas imensas guerras...  Pra Ele sempre perco! Busco a honra de um dia entender as gemas valiosas escritas na Palavra.  Suplico ao Espírito Santo pelo entendimento para poder narrar e ilustrar e repartir, e não contender já que poucos discernem que isso não é de brincadeira... Contudo, diria mais:
·         Em primeiro lugar que sou apenas um aluno na Escola de Cristo, na qual não há formatura e sim honra.
·         Em segundo lugar, hoje a minha religiosidade é zero e não preciso de me "religar" com estudos e invenções humanas.
·         Em terceiro lugar, porque não acredito em teólogos como está escrito: “Quanto a vós, não permitais que vos chamem “Rabi”, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. A ninguém na terra chameis de “Pai”, pois só tendes o Pai Celeste. Nem permitais que vos chamem “Guias”, pois um só é vosso guia, Cristo. Antes, o maior dentre vós será aquele que vos serve (Mt 23:8-11).
·         E por fim não necessito desligar o cérebro depois de usar sobrenaturalidades ou transcendências como um argumento qualquer para provar quem é Deus e sua existência para quem não crê nele.
Acredito que as crenças nessas balelas teológicas ou cientificas pra explicar Deus fazem muito mal ao mundo, como a História tem demonstrado. Muito menos considero como absoluto o subir e descer montes ou receber dinheiro e até ficar com fome pra afirmar a Sua presença e poder...
É verdade que ninguém pode explicar tudo literalmente, mas qualquer um pode conhecê-lo indubitavelmente. Porque Deus e suas coisas são revelados quando Ele quer e para quem Ele quer e do jeito que Ele quer!
Que todos possam falar e explicar menos as coisas e que experimentem mais isso: amar as criaturas e preservar a natureza e tudo que ela produz... e aos crentes, prepare-se para essa prova de respeito, se esvazie, sinta, experimente naturalmente e Cheguem a Deus, e ele se chegará a vós. (Tiago 4:8)!
Peça ajuda a Deus para você deixar essas balelas de religiões, santidades, currículos, filosofias, etc. e todos os outros vícios terrenos. Cuide cada um da sua fé. Sem se meter na vida dos outros. Pois quem é de Deus não fala somente, demonstra o que sente!

Já os livros, há muitos que deveriam ter páginas em branco cuja mensagem seria: aguarde o tempo certo para conhecer Deus e seus acontecimentos! 

fotos

tom caet