20/08/2016

ENGANADO OU ENGANADOR?

ENGANADO OU ENGANADOR?
É evidente que o nível de comunhão e relacionamento entre cristãos tem os distanciado cada vez mais um do outro por causa de ideologias denominacionais. Também é evidente que nenhum dos ditos pastores tem a capacidade de conhecer às ovelhas como Jesus as conhece.
Admiro ter vencido isso e ter chegado vivo até aqui. Porém, sem Jesus, jamais teria conseguido. E, por isso, só me resta agora cair de joelhos aos pés do Senhor, num gesto de profundo agradecimento, porque, em todos os momentos de minha vida, Ele sempre me livrou dos maus pregadores e amparou e ainda ampara, quando tentam envolver-me com suas ideologias (sistema) mundanos.  
Mesmo assim me coloco ao inteiro dispor deles, ajudo, visito, mas faço isso em plena liberdade, paz e felicidade, porque tenho Jesus como meu único Pastor! 
Porque reconheço que Cristo é Senhor de suas ovelhas, em primeiro lugar como Criador, e, em segundo lugar, por tê-las redimido com o seu Sangue preciosíssimo.
Já aos pastores da terra Pedro assim escreve em – I Pe 5.2-3: “Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3  nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”
A intenção aqui não é de polemizar nem julgar, é a de salvar! Pois o Senhor sabe do descaso desses falsos pregadores nos templos. O senhor Jesus sabe da dor do Seu povo, dos seus gritos, angústias, acusações e humilhações que sofrem...  Lembrando, que “Só existem grandes vendedores da fé, porque existem bons compradores".
Realmente está cada vez mais interessante ver o ar de superioridade dos ditos "pastores" que agem como se nada ocorresse com as pessoas ao seu redor...  E dos preguiçosos espirituais, culturais e bíblicos iludidos pelas artimanhas desses enganadores da fé.
 Infelizmente os templos ainda estão cheios de “mercenários, falsos pastores, hipócritas”, e também de pessoas sentadas no banco analfabetas que vem provocando uma enorme polêmica sem fim devido os seus interesses pessoais. Mas o que seria dos espertos, se não existisse gente trouxa não é mesmo?
Na verdade, o diabo vem trabalhando de forma sutil na Igreja, infiltrando-se com estas práticas sedutoras, preparando o terreno para um tempo em que muitos apostatarão da fé, por darem ouvidos a espíritos enganadores e ensinos de demônios.
É a apostasia escrita por Paulo aos Tessalonicenses – seria o sinal da volta de Cristo. Ele ainda escreveu a Timóteo l 4 -1 e 2: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada à própria consciência...”. Paulo, ainda acrescenta em II Co 11.14: “E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”
Mas o bom pastor diz: Eu conheço as minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem. E’ como se dissesse claramente: Elas me amam e me seguem. O que não ama a verdade, ainda não a conhece realmente. E Pra quem conhece a verdade, quero dizer, tem fé nela, mas não a pratica certamente a bíblia afirma: “Aquele que diz conhecer a Deus e não guarda seus mandamentos, é mentiroso”.
Como devemos enfrentar isso? Como não permitir que tais entrem na nossa casa, na nossa vida, na nossa Igreja?
Recorrendo à palavra de Deus, examinando aquilo que recebem nas escrituras constatando se é verdadeiramente como ensinado.  Buscando a orientação do Espírito Santo. Orando a respeito da palavra recebida e da prática oferecida. Jesus declara em João 16 verso 13,: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” O Espírito Santo sempre nos guia primariamente a Jesus, por Ele você tem condições de testar a procedência de qualquer profeta ou mestre.
Antigamente o trabalho do pastor era considerado uma atividade valorosa, respeitosa. Paulo, em Timóteo 3.1, afirma que “se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja”. Porque há uma hipotética necessidade visível do povo de Deus de ser conduzido em direção aos pastos espirituais, tanto que o Apóstolo Paulo declarou que o pastor deve ser “apto para ensinar” (Timóteo 3.2). Antes ouvíamos os maravilhosos relatos bíblicos e nos enchíamos de paz e contentamento, advertências e livramentos e hoje?
Hoje ficamos mais deslumbradas pelas luzes, música, roupas, etc. Do que pela obra salvífica.
De fato, ensinar é uma ação sofrida onde só um louco pediria a Deus uma missão tão terrível e ainda ter de conviver quase diariamente com tais ignorantes criaturas. Contudo, há quem jamais negou o cumprimento fiel da palavra, que sempre tem mantido submissão, tanto às orientações do céu, quanto as pessoas que a auxiliam em tão enorme serviço. São os missionários.
Porque Jesus nos chama para trabalhar e orar uns pelos outros. E essas duas palavras, vinda dos lábios de Jesus, fazem a diferença.  E cada vez que anunciamos o evangelho, temos que levar o povo a ver e a seguir Jesus, como o Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Inclusive Jesus se define de várias formas nos dizendo:
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Eu sou a Luz do Mundo; quem me segue não anda nas trevas. Eu sou o Pão da Vida: quem me come não terá mais fome. Eu sou!  Eu sou a porta das ovelhas. Se alguém entrar por mim será salvo. ...Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil... Porque Ele é o nosso Bom Pastor. O pastor que cuida das ovelhas, do redil, dos pastos, e nos livra dos lobos, dos mercenários, enfim, Ele é “a voz” daqueles que conhecem, as ouvem, e seguem.
Jesus nos guia pelos caminhos da vida! Nos braços Dele ninguém corre o risco de se perder de uma forma definitiva. Realmente, Pastor só Ele!  O único que é paciente e que aguarda o nosso posicionamento... Mas não pode também esperar eternamente, pois o tempo urge e a tempestade chega rapidamente, pois está dito: Atenção, ó terra, ó mar, cuidado, porque o demônio se atirou sobre vós cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta...
O povo ainda hoje, provavelmente, não chegou a compreender na sua profundidade esse alerta de Jesus. Por isso sente compaixão da gente, porque estamos agindo como ovelhas sem Pastor. Guiados por interesses pessoais, para extorquir o próximo, para se aproveitar, para conduzir o povo pelos caminhos do engano.
Jesus ama a todos, embora Amar, hoje, seja uma palavra gasta ultimamente, e até certo ponto prostituída pelo abuso que se faz dela. Amar não é gostar. Gostar é egoísta. Amar é querer bem ao outro. Amar é sempre altruísta. Ama-se de verdade, quando se quer o bem do outro, até com prejuízo de si mesmo. Note-se, ainda, como Cristo afirmou esse amor foi inteiramente voluntário na cruz, pois ninguém poderia tirar-lhe a vida. Ele a deu, porque quis dá-la. E anuncia a sua ressurreição, ao dizer que reassumirá a vida, quando Ele quisesse, mostrando a sua onipotência.
Enfim, Todos são chamados a evangelizar! Todos são chamados a abrir os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos... É tempo de batalha! É tempo de guerra! Vencerão aqueles que estiverem ligados em Deus! Jesus falou: Temei aquele que além de vos prejudicar no corpo, ainda lhes pode roubar a alma! Jesus sabia do que falava e falava para hoje! Nao aceite um evangelho que oferece o sorriso aprovador do mundo e uma vida sem de problemas.
A bíblia está repleta de advertências que que isto iria acontecer (Jo 15.18-19). O nosso Salvador assegurou que todos passariam por tribulação (Jo 16.33). Nao devemos ficar chocados quando experimentarmos o odio do mundo (1 Jo 3.13). Orar é a solução para a quebra de todos os males. Colar em Deus! É este o maior dos nossos triunfos!


    


fotos

tom caet