13/11/2016

Emburrecimento geral...







Sinceramente, ao invés de usar a web para aprender sobre o grande mundo ao redor, os jovens usam a rede para fofocar e seguir a cultura popular, algo que os torne "legais" na sua escola, igreja, rua....

O que está acontecendo com a população num modo geral é o Emburrecimento... Lamentavelmente isso parece ser um fenômeno mundial. Mas aqui no Brasil é comum vermos algumas crianças rebolando no ritmo do funk, por exemplo, ou qualquer outra dança estúpida... Seus pais e professores ao invés de repreenderem e mostrar que aquilo não é adequado, acham bonito e incentivam as outras coisas que fazem do tipo: fumar, beber....

Eles agem com uma atitude completamente destrutiva a formação do caráter de uma criança. Depois não podem reclamar de uma atitude errada dela já que foi encorajada desde pequena a sair rebolando e se insinuando.

Para os meninos a coisa é igual. Como podem achar bonito que uma criança de 5 anos saia enlouquecidamente beijando na boca de suas coleguinhas e mostrando o pinto para elas? Mas os pais acham lindo que um menino faça isso e apoiam essa atitude dizendo “Meu filho é um machão!”. Esse “machão” aí é o que vai crescer querendo beijar todas as meninas e quando elas não quiserem mais ser beijadas, vão pega-las à força e fazer coisas que nem você acredita. Pois é… muitas vezes as grandes barbaridades nascem em pequenas coisas que não foram devidamente resolvidas.

Não se esqueça de que a criança absorve conhecimento o tempo inteiro então é muito melhor pra você e para a criança que você converse com ela e mostre o que ela está fazendo de errado. Agora é a hora do trabalho conjunto entre pais e professores, mesmo que involuntariamente.

O grande lance é estudar juntos. Se você não sabe a matéria (e isso não é vergonha pra ninguém), vá aprender junto com seu filho. Tenho certeza de que juntos vocês conseguirão aprender a matéria, os dois estarão pensando e raciocinando em cima das questões e, na pior das hipóteses, você também aprendeu alguma coisa. Não me venha com a desculpa de que não tem tempo porque pra estudar com seu filho você não tem tempo, mas teve tempo pra assistir a pelo menos duas novelas, o jogo de futebol, algum filme duvidoso ou até mesmo teve tempo pra ir pro bar beber com os amigos.

Por fim, a Criança geralmente aprende desde cedo como conseguir as coisas com algum tipo de chantagem, gracinha ou da forma mais fácil possível. Seja um pouco mais esperto que uma criança e faça-o ter méritos para ganhar o que eles querem. Assim ele vai começar a dar valor no que tem e, aos poucos, vai perceber que tudo na vida tem certo valor e que para conseguir qualquer coisa, ele precisa melhorar algo nele mesmo.

Ensine as crianças a pensarem desde cedo, o tempo todo, sempre! Ajude-as a criar critérios (filtros) que as façam diferenciar o que é melhor pra elas e o que elas podem tirar de proveito em cada situação momentânea e futura, material e emocional, sal de e profissional, mesmo que a situação seja negativa ( perda) para ela.

Hoje infelizmente o nosso sistema educacional está muito permissivo acerca do ensino de modo geral. De certo que os culpados sejam alguns “pedagogos” e “professores” que se acham pensantes demais, e isso pode parecer bem cruel, falta de todos nós mais rigidez no ensino das responsabilidades... É claro que a culpa não é generalizada, isso seria uma injustiça, mas não há como não dividir a culpa, pois todos erraram em alguma coisa... Inclusive a maioria dos pais que hoje em dia são muito mais ausentes e estão pouco se lixando pro que seus filhos aprendem... Pra eles é mais fácil manda-los pra escola e os “sofressores” que se danem para educar a anta que sequer sabe como conversar educadamente e o máximo que ele tem de experiência de vida é a convivência com a cachaça, droga,  hipocrisia religiosa, festas populares com barulho de péssima qualidade musical, etc...

Em relação às escolas, lamentamos ver o aluno focado no que acha interessante e não aprender o resto que é importante... Bem, esse resto, ele faz na próxima série em forma de um trabalho qualquer dado por um professor qualquer que tem supervisão de um pedagogo qualquer, sendo assim, notamos a única intenção de todos nas escolas: que é se livrar um do outro e pronto.

Certamente nem todos querem criar asnos sem saber pensar... O pai que não ensina o respeito é porque não tem, o professor e o pedagogo que não são bem sucedido, provavelmente não se capacitaram adequadamente e a escola, ah, essa só quer dinheiro, enfim... Somos criados numa educação repetidora como papagaios que se acostumaram desde pequenos a apenas pedir e ganhar. Mas podemos mudar! Podemos ensinar a criança a chegar à escola e cumprimentar e conversar com o colega, respeitar os cargos funcionais e principalmente, saber o que está fazendo ali. Podemos também criar critérios e fazer com que nossos filhos se preocupem em desenvolver algo adequado, algo que ele possa analisar e ver se aquilo é apropriado pra aplicar à vida dele e dos outros.

Resumidamente afirmo que estamos numa encruzilhada onde os velhos métodos escolares já não funcionam mais, e o mundo modernizou-se (tecnologicamente) e ultrapassou e atropelou a escola tradicional. Ao mesmo tempo, ainda não somos capazes de conseguir formatar a presente educação ou desvincular certos métodos antigos, mas podemos processar juntamente com as tecnologias e aproveitar como base para aprender, desenvolver o que vai ser essencial para o futuro de todos. Quer saber? 

Nada está perdido! Ainda!!!

fotos

tom caet