19/12/2016

3 frases

A seguir irei destacar as três frases mais ditas por uma pessoa que está enfrentando uma crise grave de Depressão. São frases que eu digo quando estou em  crise e que, provavelmente, você diz também, seja em voz alta ou para si mesmo. Então vamos para o que interessa:

Frase 1: Essa frase é a mais dita- “Eu quero morrer”.

O depressivo diz isso, e além de dizer, ele sente também essa vontade. É algo desesperador. Por mais que não exista, inicialmente, a coragem de fazer algo que realmente tire sua vida, a pessoa sente muita vontade e, por vezes, repete essa frase, principalmente para si mesma. (Nunca ignore alguém que diga isso. Dificilmente é da boca para fora)

Frase 2: “Eu não aguento mais”.

É uma frase bastante dita também. Eu digo que é uma forma camuflada do indivíduo dizer que quer morrer. Uma forma mais leve. Porém, vem acompanhada dos mesmos sentimentos. Essa frase expressa o tamanho da dor que o depressivo está sentido, e a sua incapacidade  em enxergar que existem soluções para os problemas e tristezas de sua vida. Ele sente uma sobrecarga muito grande de sentimentos ruins, levando a sensações de nó na garganta, sufocamento, e por fim, a sensação de não aguentar mais.

Frase 3: “Me tire daqui Deus”

Essa frase também é dita, principalmente pelas pessoas que são bem religiosas, que tem muita fé em Deus. É outra forma camuflada de dizer que querem morrer também, só que bem mais leve. O depressivo tem essa falsa ilusão de que se pedir com muita fé e desejo, conseguirá fazer com que Deus tenha piedade dele e o leve para o céu consigo. Enfim, é um ato desesperador de pedir ajuda.
Vou ressaltar aqui que todas essas frases que o indivíduo que sofre com a Depressão diz, não representa fielmente aquilo que ele realmente quer. Por mais que ele sinta vontade de sumir do mundo, ele não entende que essa vontade, esse desespero, é apenas vontade de acabar com a sua dor. Se você já teve uma crise dessas, deve saber exatamente do que estou falando. Quando as coisas melhoram, você percebe que não era a sua vida que você queria que acabasse,mas a sua dor. Por isso, fique atento se você conhece alguém que frequentemente fala essas coisas. Querendo ou não é uma forma indireta que o indivíduo utiliza para pedir ajuda, mesmo que inconscientemente. Não ignore nunca os sinais.

fotos

tom caet