23/09/2017

Pessoas desequilibradas!


Não há nada pior que a mágoa para apagar o brilho da vida e a beleza da alma humana. Fora as ideias e pensamentos errôneos castradores que se abrigam nos sentimentos, e colaboram para formar o cenário desequilibrado de infelicidade e desgosto emocionais. Somem-se a isso os mecanismos de fuga da realidade - em geral, da realidade interior - e das responsabilidades perante a vida, o destino e a conquista da realização pessoal... pronto: está desenhado um quadro lamentável, que exige coragem, determinação e muito trabalho para ser revertido.

A realidade crista tem nos mostrado que julgamentos ocorrem por toda parte e pessoas! A respeito disso, gosto destas palavras bíblicas inspiradas: "Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém." (1ª Coríntios 2:15). Aliás, Será que o apóstolo Paulo queria dizer com estas palavras que todos aqueles que, pela Graça e pelo Poder de Deus, se convertem e, por conseguinte, se tornam "homens equilibrados”?
Bom, sei que pessoas desequilibradas costumam ter picos de euforia e de tristeza. São popularmente chamadas de pessoas "de lua". A maioria age por impulso e se arrependem do que fazem. Em dado momento estão bem-humoradas e, de repente mudam... às vezes não ligam quando algo grave acontece, mas se transformam totalmente diante de situações fúteis.  Quem está nesse estado apresenta dificuldade para lidar com imprevistos e passar por cima de frustrações e tende a desenvolver um comportamento agressivo, podendo explodir a qualquer momento e criando uma relação de medo e distanciamento.

Para a psicologia, tais comportamentos podem ser diagnosticados como transtorno bipolar ou, mais grave, transtorno de dupla personalidade. Mas também podem ser complexo de Cinderela ou Síndrome de Alice observados em mulheres adultas que se comportam como adolescentes sonhadoras ou síndrome de Peter Pan em homens que se recusam a crescer..., portanto, ter autocontrole é tão importante quanto ter experiência e habilidades gerais. Nesse sentido, a Inteligência Emocional é um dos principais diferenciais que uma pessoa pode apresentar, uma vez que saber administrar as emoções é fundamental para superar um momento de desequilíbrio emocional e lidar com a pressão diária, e lembre-se: tudo pode mudar, basta que encontre um significado mais positivo. Pois toda questão tem pelo menos um aprendizado embutido nela.

Faça uma autoanálise, trabalhada pela insistência de preservação dos ideais superiores da sua fé, este é um recurso preventivo para a manutenção do seu bem-estar e da sua saúde nas suas várias expressões da vida.

Resumidamente o desequilíbrio emocional, é responsável por muitas alterações em nosso corpo físico e espiritual, pois a calma e o equilíbrio emocional são remédios para as dores. Então vamos colaborar sendo mais bem-humorados, sorrindo mais e amando mais. Que tal aprender a ser equilibrado?

Quem dera que vivesses o teu relacionamento comigo, tomando claramente partido a favor da verdade e da justiça! Quem dera que te envolvesses, de alma e coração, em tudo quanto idealizas, pensas, dizes e fazes! Quem dera que fosses um verdadeiro e genuíno discípulo meu!

Deus procura pessoas equilibradas!




fotos

tom caet