29/03/2019

Desalojado, mas não abandonado




Depois de passar pelo rigor de um dia atarefado sempre nos retiramos à noite para descansar e dormir. E é nesse momento que uma pessoa às vezes pensa em tudo o que passou durante o dia.

  Porque hoje em dia no mundo em que vivemos há muita fraqueza ao nosso redor; há muita gente desanimada pelas enchentes, desmoronamentos, roubos na política, engano nas igrejas, enfim, não estamos falando sobre o sustento das pessoas ou de desastres comuns que estão acontecendo, estamos falando de suas vidas. 

Teve uma certa noite que por cerca de algumas horas fiquei completamente perdido. Por Deus, não me foi permitido entender o que acontecia... a partir daquela noite comecei a ter problemas com minhas pernas. Comecei a sentir dores fortes numa delas. Ela ficava entorpecida, quase como se tivesse adormecida, mas eu não podia fazer nada para mudá-la. Também as minhas mãos começaram a enfraquecer. Ainda está difícil abrir uma garrafa de refrigerante... além da minha visão que tá tão ruim que tem momentos em que mesmo de óculos, não consigo enxergar bem o suficiente para ler algo menor do que aqueles grandes sinais de “placas” que você vê por cima de portas... Foi uma experiência assustadora ver minha mente se deteriorar pouco a pouco, sem saber o que fazer a respeito e sem entender o porquê de isso estar acontecendo comigo.

Realmente, ficamos desalojados, mas não abandonados porque Deus nos ama e nos dá uma porção generosa de Sua graça e misericórdia para poder nos alimentar, nos (re) vestir e existir em meio a tanto prejuízo. No entanto, o favor ou boa vontade   dele vai além do que esperamos.

Apesar de ter passado por tal experiencia translucida, hoje me sinto melhor, e as vezes ao acordar muito cedo, sempre olho para o céu ainda escuro. Observo as sombras da escuridão a dissipar-se diante da luz da manhã que se aproximava e, vejo o o silêncio da noite sendo sucumbindo com o barulho da labuta... e sempre me vem à mente a palavra de Deus que diz: 'O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã'.  E ainda completa: 'Porque a sua ira dura apenas um momento; a seu favor é a vida.... Salmos 30: 5 Porque a sua ira dura só um momento; a seu favor está a vida: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Deus como um pai, deve ter se irritado comigo por ser tão levado. É que Ele se zanga com a gente quando somos desobedientes e quando não seguimos o caminho em direção à justiça dada a nós em Sua Santa Palavra. Ele se irrita quando nós recusamos a Sua presença porque achamos que é preciso muito esforço para isso; que é preciso muito esforço para amar as pessoas, e por isso muitos tem optado por maltratar, ignorar ou odiar uns aos outros. 

Hoje, fico muito triste quando procuro motivos para ferir o próximo ou procurando uma causa de antipatia para enaltecer meu ego. Será que precisamos reunir toda a nossa inveja, conflitos e estresse, para então magoar alguém? 

Independente de nossas atitudes, sem o nosso auxílio, Deus pode alcançar o Seu objetivo e salvar quem Ele quiser. Mas para que desenvolvamos um caráter como o de Cristo é essencial entender que precisamos compartilhar sua obra em solidariedade, altruísmo e compaixão.  Nesse caso, como cristãos, sabemos o que só a palavra de Deus tem a nos dizer sobre isso, devemos lê-la por nós mesmos. Embora muitas vezes somos desobedientes quando permitimos que o diabo nos induza a fazer as coisas do jeito que Deus nos disse para não fazer. Desobedecemos quando nos sujeitamos ou dependemos da interpretação e compreensão humana sobre o que Deus nos disse para fazer ou apenas não esperamos o momento certo pra faze-lo.

É possível que nesse ínterim como tem sido pra mim, haja dores para você.... e às vezes, haverá necessidade de pedirmos socorro, consolo e solução para a solução de vários problemas, coisas que não são facilmente resolvidos no momento, mas é preciso esperar. E por essa espera ser tão longa, incite em seu coração um desejo de ver as primeiras horas de um novo dia, que elas tragam a solução e a suavidade  para as dores que ocorreram durante toda a noite.

Mas não se esqueçam:  Salmos 30: 5 Porque a sua ira dura só um momento; a seu favor está a vida: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.


fotos

tom caet