30/03/2019

Salmos 101: 5



Antes que um homem possa desprezar o outro, ele deve primeiro assumir que ele é melhor do que a pessoa com quem está falando. Um homem orgulhoso desconfia de tudo e todos os outros.  O coração orgulhoso irá detectar defeitos nos outros antes de si mesmo. 

Já um homem humilde é mais desconfiado de seu próprio coração do que qualquer outra pessoa. Uma alma humilde vê o mal em seu próprio coração antes de ver o mal nos outros.

Na parábola do fariseu e do publicano, o fariseu levantou-se e orou consigo mesmo, agradecendo a Deus por não ser como os outros homens: adúlteros, extorquidores e publicanos.   Ele estava se gloriando no fato de que ele era melhor que os pecadores comuns - “não como os outros homens”. O orgulho não é apenas pensar que somos melhores que os outros, é pensar que somos melhores do que somos. E você desejaria ter comunhão com uma pessoa assim? 
Creio que a maioria das pessoas responderiam que não. 

Certamente, Deus odeia a idolatria, a imoralidade sexual, a injustiça, a hipocrisia e o engano, porém, entre todos, parece que o orgulho é o único que nos faz enfrentar a fúria da ira justa Dele. Porque o orgulho é a expressão prática que faz alguém pensar que ele é melhor do que os outros. Diz um ditado que há apenas dois lugares seguros para um cristão: no pó e no céu. E dos dois o pó é mais seguro, porque do céu Satanás caiu.

Esse sentimento de auto importância é expresso em suas ações e fala autossuficiente do tipo "eu fiz isso porque sei...", "eu vou lidar com isso do meu jeito", "...quem ele pensa que é?" e assim por diante. Realmente o orgulho está na mesma categoria do pecado de assassinato, da imoralidade sexual e da mentira. 

Falando com a mente de Deus, Davi disse que quem tem orgulho (soberba, arrogante) no coração não suportarei (Salmos 101: 5). Mas afinal, existe algum traço mais enganador do que esse nas pessoas? 

De acordo com o Salmo 10: 4, o orgulho é um ateísmo prático, ou seja, o orgulho do seu rosto o ímpio não a busca; todos os seus pensamentos são: Não há Deus. Portanto, quem tem um coração orgulhoso sempre se vê pronto para decidir o que é o bem e o mal. Porque o seu estado de espírito é carnal, mas essencialmente, seu coração dispensa o governo de Deus sobre sua vida para se deixar dominar pela própria vontade. É um vício mais fácil de ver nos outros, e muito, muito difícil de ver em nós mesmos.

O sistema mundial opera com base no orgulho de tudo o que existe no mundo é luxúria e orgulho (1 João 2:16). O orgulho e a luxúria são pecados fundamentais dos quais todos os outros pecados surgem. O orgulho é a mãe do mal.

Já que o orgulho é a essência de todo pecado em contrapartida, temos a humildade que é o fundamento de toda a virtude.  Tiago declarou que Deus age em favor especial para com aqueles que são humildes, mas em julgamento feroz contra aqueles que são orgulhosos. Portanto, Deus se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4: 6).  Além do mais, a humildade é a insígnia real que marca o verdadeiro povo de Deus, embora seja a virtude mais difícil de sustentar. 

O primeiro passo para se tornar humilde é perceber que estamos orgulhosos. Então devemos tomar o testemunho contra nós mesmos e alegar "culpados como acusados". 

Continuamente, devemos trazer orgulho para o pé da cruz para ser lavado pelo sangue de Jesus. Examinar a cruz maravilhosa certamente torna mais fácil despejar desprezo em todo o nosso orgulho. 

Ainda que o orgulho seja odioso para Deus, vai que o poderoso sangue de Jesus não o purifique. E se o orgulho espiritual for curado, outras coisas serão facilmente corrigidas. 


fotos

tom caet