09/04/2023

Mateus 5.1-12 - O jeito de ser do crente em Jesus Cristo

    O jeito de ser do crente em Jesus Cristo

  


   Para ser um “crente” não precisamos muito do “eu” e sim do “nós” e tudo mais em total obediência a Deus. Conforme o Sermão da Montanha  de Mt 5.1-12 ,  a essência de um caráter genuinamente cristão, estão assinalados pelas seguintes qualidades: 

Humildade, mansidão, misericórdia, pureza de coração, pacificador, fome e sede de justiça.  

Perceba que o caráter do crente consiste em se basear no mesmo de Cristo, ou seja, assim como Ele age devemos imitá-lo. Mas daí dirão que é muito difícil, pois não somos perfeitos. Sim, mas   não se trata de perfeição e sim de sacrifícios. Entenda:   

Em primeiro lugar, pra ser um cristão é verdadeiro não devemos sair por aí falando mentiras ou inventando histórias de autoajuda. Não dá pra adorar ao Senhor com falsidade. Além do mais, não é humilde quem fica por aí dizendo que é melhor do que outro na teologia, na oração e no entendimento. Pelo contrário, todos temos que ser humildes perante a Deus para o adorá-lo e não  tendo a soberba que conseguiremos.

Em segundo lugar o cristão deve ser manso e evitar pecar ao irar-se, para que quando vier as provocações, que são inevitáveis, saibam responder com palavras, com silencio, ou distancia os que os destratam grosseiramente com palavras que machucam o coração e obviamente, iram a alma.

Em terceiro lugar, o cristão é amoroso não faz distinção em ajudar aqueles que precisam. ele ama a Deus acima de tudo e de igual modo, ama seus inimigos (perseguidores), pois é pacífico e misericordioso. E ele ainda segue o caminho do Senhor com temor e obediência: "Deus é superior a mim e tudo que faço é pra Ele, e a Ele obedeço a todos os dias, pois meu Deus é meu Senhor e a Ele dou a minha vida". Ele também é fiel em todas as suas promessas, o que promete cumpre. Pois tem cuidado com seu comportamento, suas atitudes e ações, para não envergonhar ao Senhor e não escandalizar aqueles que estão aprendendo, E mantem um comportamento diferente dando exemplo pra todas as pessoas a também serem educadas, solicitas e responsáveis.

Enfim, toda pessoa ao se converter, deve abandonar o mundo e as coisas que há nele. Já que na vida somos obrigados a fazer certas escolhas, como convertidos devemos fazer a mais importante   delas - que é decidir entre o que gostamos e o que Deus gosta.

O sacrifício pra ser um cristão verdadeiro começa no reconhecimento da nossa impossibilidade de perfeição e dos nossos limites racionais e emocionais, pois seremos totalmente dependentes de Cristo. Uma vez feito isso, teremos que aprender a ser servo dele e sermos uns dos outros. E para Ser servo requer sacrifícios do nosso querer. É difícil, mas seguindo os passos de Jesus podemos mostrar ao mundo que não somos perfeitos, mas apenas diferentes.

É logico que sabemos que não é fácil viver num mundo de tantas incertezas, com tantas evidências dolorosas do próprio pecado e de fracassos. Mas por acaso você já parou pra pensar que mesmo sendo um “cristão verdadeiro ou um crente sincero” poderá perder sua salvação?

A questão é, apesar dos solenes alertas da Bíblia, qual é a sua condição sobre a possibilidade de cair mesmo sendo um seguidor de Cristo?

Faço esse questionamento porque no campo missionário vemos uma grande parte dos crentes com total desconhecimento do verdadeiro sentido da palavra apostasia - ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da fé religiosa.

Não sabem quem a apostasia consiste na condição autônoma de seu afastamento total e definitivo da doutrina do Evangelho, tanto é que em 2 Timóteo 3   Paulo descreve a apostasia e os tempos trabalhosos dos últimos dias — As escrituras conduzem o homem à salvação. Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Sim, a Palavra de Deus nos alerta que muitas igrejas serão apostatas infelizmente, e terão seus seguidores, além dos falsos mestres. Em 2Tim 4.3-4 diz:

“Porque virá tempo em que [as pessoas] não suportarão (aguentarão) a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos [por algo prazeroso e gratificante], amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” ... No entanto, a Bíblia em muitas passagens também nos adverte acerca   do perigo de abandonarmos os valores morais dela.

E que “o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; porém aquele que faz a vontade de Deus vive para sempre”. 1 Jo 2.17; Tg 4.4; 2 Pe 2.20-22.

Atualmente é inquestionável não vermos a apostasia acontecer, pois vemos que poucos têm resistido à sã doutrina, e preferido dar ouvido a fábulas e mitos.

Obviamente, sabemos que esses crentes vivem num mundo de fantasia, escravos do desejo e tempos trabalhosos - o que lhe ocasiona a falta de interesse pelo estudo bíblico. Mas as culpadas são as igrejas cujos líderes tomam pra si certo entendimento e criam doutrinas que promovem opiniões distintas, divergências sobre pontos básicos da sã doutrina.  Então, qual seria o antídoto para essa anomalia?

Certamente é o ensino sistemático das verdades cristãs.

Temos que ensinar o crente guardar a Palavra, pois a igreja apostata desconhece ou não possui um conhecimento acerca disso.  

 Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração. Dize à sabedoria: Tu és minha irmã; e à prudência chama de tua parenta, Provérbios 7:1-4

 E por fim, infelizmente, muitas Passagens importantes da Bíblia que tratam sobre o pecado imperdoável, apostasia e abandono da fé, continuam sendo ignoradas pelos líderes que seguem os mesmos padrões pecaminosos do mundo.

Alguns até examinam as Sagradas escrituras, mas tomam por si e não pelo Discernimento Espiritual uma explicação fora da luz das promessas de Deus - que é a de preservar todos os que estão em Cristo. Atentemos que muitos membros creem que sua necessidade individual deve ser buscada somente na base doutrinária nos seus templos e não a sós no quarto e em secretos pra manter a fé e salvação em Cristo!  “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” – Mateus 6:6 (ARA)

“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” (1Jo 3.18)   Pois N’Ele, temos a garantia que: “… o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mt 20.28),

Portanto, tomem muito cuidado com lugares que tem placa de igreja, mas que na verdade não tem nada a ver com uma igreja bíblica. Mateus 24

  


fotos

tom caet