17/03/2024

Vocês eram escuridão, mas agora são luz.”— EFÉsios. 5:8.

 

“Vocês eram escuridão, mas agora são luz.” — EFÉsios. 5:8.



“Havia, certa vez, um rei sábio e bom que já se encontrava no fim da vida. Um dia, pressentindo a chegada da morte, chamou o seu único filho, seu sucessor no trono, tirou do dedo um anel e deu-lhe, dizendo:

- Meu filho, quando fores rei, leva sempre contigo este anel. Há nele uma inscrição. Quando viveres situações extremas de glória ou de dor, retira-o e lê o que nele está escrito.

E o rei morreu, e o seu filho passou a reinar em seu lugar, usando sempre o anel que o pai lhe deixara. Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho que culminaram numa terrível guerra. À frente do seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, os companheiros lutavam bravamente; mortos, feridos, tristeza, dor. O rei lembrou -se do anel. Tirou-o do dedo e leu a inscrição:

«Também isto passará.»

E continuou a lutar. Perdeu umas batalhas, venceu outras, mas no fim saiu vitorioso. Retornou, então, ao seu reino e, coberto de glória, entrou em triunfo na cidade. O povo aclamou-o. Foi tratado como um herói. Nesse momento, ele lembrou-se do seu velho e sábio pai. Tirou o anel e leu:

«Também isto passará»."

Sabidamente, vivemos o despojamento do que está a mais (materialidade), do que não é essencial (espiritualidade), do que nos causa só peso e deformação (ignorância).

 “Se queres alcançar o conhecimento, soma coisas todos os dias. Se queres chegar à sabedoria, remove coisas todos os dias”.

Esse proverbio, supõe-se ser de Lao Tsé, mas pra alcançarmos a sabedoria será preciso conceber uma jornada exigente na descoberta do “menos é mais”. Como também as vezes pra ser ver a luz é preciso passar pela escuridão.

Ambas as frases funcionam como uma metáfora para representar a influência positiva e transformadora de Deus sobre as trevas, simbolizando a verdade, a sabedoria e a iluminação espiritual.

Pra ciência a luz tem existência própria, e ela tem existência própria porque é composta de fótons, e as trevas não passam da ausência de fótons, e, portanto, não tem existência própria, não existe uma partícula de escuridão.

Por esse raciocínio, as trevas - escuridão espiritual - são os lugares onde essa luz ainda não chegou, ou seja, onde Cristo ainda não trouxe a luz divina.

Não ter a luz divina não significa morte. Porque Deus no momento certo, envia, a quem quer e quando quer.  Tanto é que através do Espírito Santo, desde que temos ouvido e temos lido o que é A Verdade, sistematicamente, aprendemos a evitar o "erro" apesar de tudo se mantém na latente dentro de nós que é a mentira, a ilusão e o engano.

Não obstante Deus, em Sua sabedoria, pode usar a quem quer quando quer, ainda que use a boca do imundo para que se faça ser ouvido. Isto de forma alguma gerará salvação nele, mas se ele ouvir o que saiu da própria boca e venha a se arrepender da sua imundícia e não pecar mais.... lembrando que “ouvir" tem para as Escrituras Sagradas significado muito maior do que a simples capacidade de poder escutar.

leia o evangelho onde Paulo escreveu aos efésios: “Antes, vocês eram escuridão, mas agora são luz.” Neste texto, perceba que ele usou o contraste entre a escuridão e a luz para ilustrar o progresso que os efésios tinham feito. Vamos ver porque é que Paulo disse que, antes, os efésios “eram escuridão”:

em primeiro lugar, havia a escuridão espiritual. Porque antes de se tornarem cristãos, os irmãos tinham crenças religiosas erradas e eram muito supersticiosos. A idolatria era muito comum entre as pessoas que iam a esse templo e que adoravam deuses falsos. A fabricação e venda de imagens da deusa Ártemis era um negócio muito lucrativo. (Atos 19:23-27) Além disso, a cidade era muito conhecida pela prática de magia. — Atos 19:19.

Em segundo lugar havia a escuridão moral. Lá tinha muita imoralidade e não tinham vergonha do que faziam. O sexo era um assunto comum em peças teatrais e festas religiosas. (Efé. 5:3) Muitos efésios tinham “perdido todo o senso moral”, ou seja, literalmente “deixaram de sentir dor” (Efé. 4:17-19) era como se a consciência deles não pesasse quando faziam coisas erradas. Eles também não sentiam que tinham de prestar contas a Deus. Foi por isso que Paulo disse que eles estavam ‘mentalmente em escuridão e apartados da vida que pertence a Deus’.

E por fim tal qual foi no passado, hoje ainda vivemos sentido que a nossa situação é parecida com a dos cristãos em Éfeso. Porque vivemos da mesma maneira de aprender a verdade, mas se manter na mesma escuridão moral e espiritual. Alguns de nós celebramos feriados religiosos ou levamos uma vida imoral.

Temos de fazer o possível para não voltar para a escuridão e ‘continuar a andar como filhos da luz’. O que Paulo escreveu aos efésios foi um conselho amoroso que nós também podemos colocar em prática. Ele também relembrou que temos de fugir das coisas se quisermos receber uma “herança” no Reino do Cristo e de Deus.

Também precisamos de ter muito cuidado para que Satanás não nos tente enganar. Embora Isso não nos surpreende! Afinal de contas, uma das táticas mais antigas de dele é confundir as pessoas para que elas não consigam perceber o que é certo e o que é errado. Também precisamos de ter cuidado quando escolhemos os nossos amigos dentro da congregação, porque alguns poderão não ser boas influências para nós. — 2 Tim. 2:20-22.

Na escuridão, nós não sabemos onde estamos. Na luz, podemos encontrar uma saída, um caminho. Mas há um contraste: “a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas à luz”. Isto é, muitos ainda não são capazes de receber o amor de Deus, que é imenso, gratuito, desinteressado, um amor capaz de realizar coisas extremas.

Saia pelos campos missionários e mostre o amor infinito de Deus se encontra na pessoa de Jesus Cristo. Fale do drama na cruz acerca da nossa liberdade, do maligno e suas artimanhas e da escuridão m moral e espiritual mesmo daqueles que desejam ardentemente a luz. E fale Mais precisamente, que Jesus não veio para condenar, mas para nos salvar. Veio para ser a luz do mundo imerso nas trevas do pecado de modo geral, porque queria dar um sentido à nossa peregrinação neste mundo.

Poder agir de acordo com a verdade é a melhor maneira de viver na luz. E agir na verdade é viver no amor vicário de Jesus, deixar-nos penetrar pelo amor dele nos leva a realizar também uma entrega a ele e a vida eterna.

Além disso, você pode dar uma grande contribuição ao mundo procurando agir em oração - com coração sincero e praticando o que é bom, justo e verdadeiro - Apoiando um missionário. Faça isso hoje!

 

 

 

fotos

tom caet