18/09/2012

o crente ecologista


Deus é ecologista

I just had an epiphany [Eu tive um pensamento indescritível, único]. Um insight!
Na literatura, epifania  é uma forma de mostrar um conceito, algo que o escritor quer que o leitor veja e compreenda exatamente com o que ele quer dizer.   Consequentemente, epifania também possui o significado de manifestação divina, um pensamento iluminado, uma inspiração que parece ser coisa de Deus.

Descobri que a Ecologia é uma palavra muito significativa na Bíblia, particularmente no Antigo Testamento. Conforme o livro de Gênesis - Deus modelou o ser humano com o pó da terra (2.7) Entre o ser humano e a terra não pode ocorrer agressão. Ambos estão sob o cuidado dEle (Gn 2.6).

A terra dá ao homem o sustento sobre o qual vive planta e colhe os frutos (Dt 26.9); nela construímos nossa habitação (Is 9.1) e, por fim, ambos são posse Dele (Lv 25.23). Como uma propriedade divina (Os 9.3), Logo, a violência contra a terra é considerada uma desobediência (Jr 2.7).

A terra não é propriedade do homem, ele apenas recebeu de Deus o encargo de usar e cuidar do que nela há. O amor de Deus e ao próximo exigem e garantem os cuidados ecológicos, porém, seria incoerente tratar bem os animais e as plantas e esquecer os homens. Deus ama os homens.

Deus exige que o homem cuide da natureza, sem exageros. Às pessoas espirituais colaboram com a obra de Deus. E colaborar com Deus é algo de muita dignidade e grandeza.

O homem espiritual é partidário da vida recusa o terrorismo, o aborto. Respeita a vida, os pais e as autoridades, etc. Sabe vestir-se corretamente, respeita à intimidade dos outros, procura dominar os seus desejos sexuais.

 Com Jesus nunca será violento, mas sim amável com os demais. Não murmurará. Estará sóbrio na bebida e não se drogará. E o ponto mais importante deve amar a Deus. Pois se não amar a Deus sobre todas as coisas, cairá no perigo de amar a si mesmo com atitudes exageradas e irracionais. O egoísmo e a comodidade não lhes serão próprios e isso não será útil ao bem dos outros, inclusivamente o bem da sua alma. Então:
Aprenda a agradecer
Aprenda a repartir os dons
Aprenda a ter compromisso 

O homem domina a criação e faz uso dos animais e das plantas de acordo com a sua conveniência, no entanto, a falta de fundamento bíblico, continuará usando e abusando de acordo com os seus caprichos quer dizer, ele só usa e abusa enquanto as autoridades não o pegam.

fotos

tom caet