19/09/2012

Que culto é este?


“reteté”

Êxodo 12.26: "Que culto é este vosso?" Como deve ser o culto a Deus?

Em Romanos 12.1, está escrito que o culto agradável a Deus é racional. Apesar de haver liberdade para a multiforme operação do Espírito Santo na vida dos salvos (1 Co 12.6,7). Mas não podemos cair no erro de julgar outras práticas e atribuí-las ao nosso entendimento como o “crente espiritual”.

Tem crente que não crê e têm alguns que afirmam que o que age no meio pentecostal é o chamado “espírito de engano”, apelido “simpático” para o diabo.
Tem o que crê e dá mais valor às escrituras do que ao poder de Deus registrado na BÍBLIA. Tem os que vivem à base de tudo ao mesmo tempo.

Não podemos fazer brincadeira com as coisas de Deus! Não são apenas as heresias que blasfemam da Palavra, mas também as más condutas e exemplos.
Paulo ensinou que o Senhor deu uns para apóstolos, e outros para profetas para aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus.

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Efésios 4:11­14)

Portanto, não há manifestação ou movimento espiritual ou pensamento acima da escritura: tudo deve ser julgado pela Palavra, e é a Palavra que diz: “Faça-se tudo decentemente e com ordem” (1Co 14.40).

Mas isso não atrapalha os que têm compromisso com DEUS, que conhecem a Palavra, que buscam uma maior intimidade com o SENHOR, e aonde tem um “reteté” pentecostal também tem Deus.

Claro que nem todo crente batizado no ESPÍRITO SANTO profetiza, mas se a revelação que se refere às verdades de Deus através do sobrenatural mover pentecostal não existe muito menos podemos acreditar na coerente teologia humana.

 “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Romanos 1:20.

De acordo com essa passagem, a existência e o poder de Deus podem ser vistos claramente na criação, pois falam da existência de um Criador poderoso e glorioso.

Vemos o poder e o caráter de Deus pelo que foi criado, e não há nenhuma desculpa para negar esses fatos.

Também é fato que no passado Deus Se revelou através de aparições físicas, sonho, visões e hoje a palavra de Deus é viva e ativa (Hebreus 4:12). A Palavra de Deus é inspirada, útil e suficiente (2 Timóteo 3:16-17). Deus determinou que a verdade sobre Si mesmo fosse registrada na forma escrita porque sabia da imperfeição e falta de confiabilidade do conhecimento humano.
E Deus sabia que os sonhos e visões dos homens poderiam ser mal interpretados e as lembranças desses sonhos e visões corrompidas. Contudo a forma suprema da revelação é a pessoa de Jesus Cristo.

Deus se tornou um ser humano (João 1:1,14). Hebreus 1:1-3 resumem muito bem: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”.
E desviarão os ouvidos da verdade... (II Timóteo 4:3­4)
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.
2 João 1:10-11.

Ninguém, pode se julgar o mais obediente a Deus, para realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião. Portanto, fica a pergunta aos que creem ou não em reteté: Deus quer que julguemos as pessoas segundo o que pensamos?

Seja um cristão “decente” não fale daquilo o que bem entende. Fale de acordo com a Palavra de Deus e, repreenda a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender.

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4:17

Concordando ou não, consulte o Senhor e dependa Dele, Ele dirá com ordem e decência se pode ou não julgar. E não esqueça:
"Todas as vossas coisas sejam feitas com amor”.
1 Coríntios 16:14


fotos

tom caet