31/07/2013

Afinal, nada vem do nada.


Sabe aquele desconforto e indisposição que temos em determinados assuntos com pessoas que temos dificuldade ou vemos resistência de entendimento?  Acredito que muitas vezes temos vontade de sair correndo delas e “jogar tudo para o alto” e seguir a nossa própria ideia. São tão chatas com suas opiniões... Desconfiadas e cegas que se envolve demais com as coisas pessoais desse mundo: dívidas, jeito dos outros, fama. A bíblia alerta a que ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 2 Timóteo 2:4. Mas você tem alguma outra estratégia para lidar com essa situação?

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. 1 Pedro 1:6

Diante disso, temos só duas opções: ou nos entregamos ao desânimo, ou usamos a Palavra de Deus para o combate.

Queridos, sempre que ocorrer essa sensação, a qual gera desânimo e resistência, tentemos seguir adiante sabendo que isto só acontecerá se superar a nós mesmos. Então o povo respondeu: "Longe de nós abandonarmos o Senhor para servir outros deuses  Foi o próprio Senhor, o nosso Deus, que nos tirou, a nós e a nossos pais, do Egito, daquela terra de escravidão, e realizou aquelas grandes maravilhas diante dos nossos olhos. Ele nos protegeu no caminho e entre as nações pelas quais passamos. Josué 24:16-17.

É importante em primeiro lugar, passarmos pela compreensão do que está acontecendo no momento. E para tanto, é importante e útil entender e assimilar o que está acontecendo conosco primeiro, antes do contato com essas pessoas, estudado-as. E nisto checar o seu conhecimento comparando com aquilo que temos que compartilhar, seja ideia, seja o evangelho, visão espiritual, etc. Pois quem preza pela percepção pessoal, tem aprendido a lhe dar com o desequilíbrio, a dificuldade, a angústia dos outros; a lhe dar com o desgaste decorrente do esforço intelectual e cognitivo de cada um.

Em segundo lugar devemos sair também da acomodação, e passar a dominar o objeto de conhecimento ou apropriar do conteúdo que apresenta o que dará lugar à etapa seguinte, o equilíbrio no uso da Palavra. Portanto, boa busca ao equilíbrio e superação dessa assimilação é seguir em frente e não desistir, sem achar, julgar, condenar... Quem desistir estará privando o ato de abençoar o próximo.

Ninguém é tão forte, todos somos vitimas do desânimo em dado momento enquanto vivermos. Por isso, precisamos ficar atentos e quando ocorrer, precisamos reagir buscando a Deus em oração. Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não temas nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Js.1)

Em terceiro lugar precisamos lembrar que RECONHECER O ERRO é uma marca de excelência cuja infinita misericórdia de Deus nos dá todos os dias como oportunidade de recomeçar. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. 1 Tessalonicenses 5:11

Em quarto lugar, se apenas lermos e estudarmos a Bíblia ela não servirá de escudo. Precisamos colocá-la em prática em todas as áreas da nossa vida, inclusive nos momentos de dificuldades. Devemos manter os olhos fixos no Senhor. Focalizar as promessas para a nossa vida e animar-se. Sendo firme em seus valores, princípio e naquilo que Ele colocou em suas mãos.

Enfim, não tenha medo de expressar de forma clara o seu testemunho. Seja leal consigo mesmo e com o próximo, só assim podemos ser estáveis e seguros. Lembre-se de dominar suas emoções e quando estiver desanimado consigo ou com alguém ou alguma coisa, bendiga ao Senhor e deixa-O ser sua fonte de ânimo.
Deus se opõe ao meu desânimo, Ele sabe que isso me impede de viver com excelência para honrar o Seu Nome. Por mais difícil que seja a situação que vivo ou esteja passando, o importante é a certeza que DEUS está comigo é meu auxilio, socorro presente na tribulação... Escrevo naquELE que me incentiva a continuar mesmo nas situações contrárias a qualquer ponto de vista ou critica de alguém. Eu sei em quem tenho crido! Lâmpada para os meus pés, luz para o meu caminho – Jesus! (Sl. 119.105)

fotos

tom caet