27/07/2013

PENSANDO NA VIDA..



Irmãos,

A “verdade” que procuramos cultivar como virtude poderá ser classificada como uma atitude de grosseria ou parecer como um terrível ato de má educação no conceito da outra pessoa, principalmente quando faltarem à sabedoria e o discernimento para identificarmos “como” e o “melhor momento” de fazê-lo.

Todos nós temos a liberdade de falar o que pensamos e sentimos. No entanto, falar abertamente, na franqueza dos nossos sentimentos a respeito de alguma coisa, muitas vezes, pode causar um efeito contrário ao pretendido. Mas a verdade é um instrumento capaz de proporcionar nosso alicerce. Para nós crentes, não é de interesse de ninguém viver mascarando os verdadeiros pensamentos e opiniões. Entretanto, não nos estão reservados, com exclusividade, a situação e o momento que achamos ser o mais apropriado para se falar. Devemos compreender que falar a verdade, muitas vezes, pode estar fundamentado na nossa própria necessidade de desabafar, de jogar para fora o que está nos incomodando.
Mas é a verdade de cristo que liberta, se você omitir este fato será forçado a ser falso e se a pessoa enganada descobrir a verdade provavelmente terá ressentimentos contra você e perderá a confiança na fé. É preferível ouvir uma crítica honesta algo que nos traga o alerta que necessitamos para corrigir-nos. Com toda certeza, se não foi fácil pra você ouvir, não foi fácil para quem disse também! Embora, muitos se defendem alegando que tanto a mentira quanto a verdade, devem ser bem administrada, para não magoar ou até mesmo para poupar o sofrimento de alguém, lembre-se sempre disso: Mesmo que seja uma dura exortação, você sabe perfeitamente que Deus falou com você!

Não endureça o coração, pois o orgulho é constrangedor quando notado. Uma coisa que nós, como filhos de Deus, não gostamos de expor publicamente. Só que Deus confirma a revelação ou profecia, Ele usa outra pessoa, e mais outra, e mais outra, até você ter tanta certeza, que fica impossível pensar que não foi Ele quem falou com você.
Temos que favorecer o crescimento da outra pessoa, através da advertência, mas sem ofensas. Quando Deus fala... Não é para exaltação de profeta, glórias para o ser humano, ou porque fulano é um ungido de fogo, vaso de azeite, etc. Deus pode usar uma pessoa - que tem o dom - tendo ela pouco tempo no Evangelho ou não, mas que tem compromisso com Deus!

Pedro foi elogiado por Jesus, por reconhecê-lo como o Cristo, o Filho do Deus. E logo depois deu lugar ao diabo, a ponto de Jesus dizer "Para trás de mim, Satanás...", ou seja, num momento, o homem é usado por Deus poderosamente e se der brecha, pode também ser poderosamente usado pelo diabo! E, como vimos isso não requer tempo e ocorre com qualquer um! Por isso observe que todos esses passos listados necessitam da sua ação, pois o problema não está em Deus, mas sim em você. "Deus não é Deus de confusão". (1º Coríntios 14:33). Quando você admitir isso, seu orgulho será quebrado e você amadurecerá em Cristo.

Sabemos que o elogio fácil nos amolece e ilude. E nada existe de mais frágil que uma criatura iludida a seu próprio respeito. Pare de se enganar e justificar dizendo "estou esperando a revelação de Deus" e tome decisões sobre a direção que Deus já deu a você anteriormente (talvez há muito tempo). A direção é de Deus? Então, creia e vá, faça a sua parte.

Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença (2 Coríntios 10:13).
Na Bíblia a pessoa altiva, é descrita em alguém com atitude de “ser melhor que os outros”. Embora esse tipo de mentalidade seja encorajado pela cultura em que ele vive,  não há lugar para ele no Reino de Deus. O orgulho tem sido uma pedra de tropeço para muitos, pois impede aceitar, de admitir o próprio defeito e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna. Hebreus 5:12-14."12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. 13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. 14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal."

 A palavra de Deus nos traz em Joel 2.28 a promessa do derramamento do Espírito que traria consequências tremendas e grandiosas sobre as vidas daqueles que receberiam essa  visita da parte de Deus: SONHOS E VISÕES. Isso mesmo: é desejo de Deus que eu sonhe; é desejo de Deus que eu tenha visões; é desejo de Deus que eu seja inundado pela sua presença e receba a visita poderosa e transformadora do Espírito Santo. Ele está afirmando: derramarei do meu Espírito sobre toda a carne. Ele derramará de si mesmo sobre nossas vidas e isso é palavra de Deus. Pois se tu vives, tens que viver com propósito, tem que sonhar, tem que ter visão. Verdadeiramente se não temos isso, estamos perdidos mesmo antes mesmo de partir. Já a Sua profecia foi feita para se cumprir na nossa vida. Quando Deus fala... Ele não deixa dúvidas, medo ou insegurança. 

As coisas de Deus são claras! Profeta não pode falar "mistérios" e você ter que se desdobrar para entender algo que foi dito pra entender! O apóstolo Paulo deixou claro: “Assim, também vós, se, com a língua, não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz”? Porque estareis como que falando ao ar... “Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida”. (1º Corintios 14:9,19) Se o Senhor nos requer fé, não é justamente Ele que irá nos deixar atribulados!  

Todavia, cuidado com profetas que não te entregam revelação na frente de outras pessoas. Fofoca santa não existe! Afinal, se a revelação vem de Deus, o que a deixaria insegura de entregar próximo de outras pessoas? Isso é porque se a tal revelação não se cumprir, você não terá uma testemunha que confirme. Ou supostamente para falar mal da outra pessoa que estava junto com você, o que a Bíblia condena!   O salmista disse: Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei. Ainda que o SENHOR seja excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe (Sl 101.5; 138.6). "Eis que sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e fazem errar o meu povo com mentiras e leviandades. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem, diz o Senhor". (Jeremias 23.32). Mateus 7:22 "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci, apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade".

Pondere a realidade dessas declarações. Se nós, cristãos, temos arrogância em nossa vida, não nos podemos aproximar de Deus. Ele não nos tolerará! Quanto mais nos tivermos em alto conceito, mais nos distanciamos de Deus. O crente que persiste em sua arrogância está em uma posição terrivelmente perigosa. 

fotos

tom caet