07/09/2016

Zona de conforto


Nas comunidades de trabalho cristão encontramos companheiros pouco preocupados com a tarefa conferida a outros irmãos de luta. Entretanto, como se diz no mundo, cada um cuide de sua parte. Só que no evangelho não funciona assim.

Se alguém foi convocado para a obra com obrigações diferentes da nossa, confortem-nos com a legítima compreensão e sinceridade. Não queira modificar o seu olhar. Não seja um dos cooperadores que o acusam. Não o considere portador de perigosas impulsões. Não movimente maus comentários e julgamentos a eles, pois cada um necessita conhecer as obrigações que lhe são próprias.

Se o tal irmão parece desviado aos teus olhos mortais, faze o possível por ouvir as palavras de Jesus ao pescador de Cafarnaum: “Que te importa a ti? Segue-me tu.”.

Há no mundo tantas pessoas procurando respostas nas religiões, filosofias e em diversas formas de conhecimento. E poucos cristãos que não descobriram ainda o caminho na Palavra de Deus e na presença viva de Cristo.

O Bom Pastor permanece vigilante aos nossos atos e prometeu que as ovelhas Dele nenhuma se perderão. Convém a todos somente atendermos com perfeição aos deveres que nos foram deferidos. Nesse padrão de conhecimento e atitude, há sempre muito trabalho nobre a realizar.

O ide é uma das nossas tarefas que inspiraram em nós projetos nobres, e deixam ainda mais claro que o evangelho continua sendo útil para a humanidade encontrar Jesus - o Caminho, a Verdade e a Vida.  Mas também tem conduzido às piores tragédias da história, de uma realidade particularmente complexa e, ao mesmo tempo, preconceituosa, contraditória e fragmentada. Torna-se, portanto, difícil — mas não impossível! — para todos, compreender ou fazer julgamentos corretos.

Pensamentos de incerteza, desorientação, fuga da realidade, fazem as pessoas desconsiderarem as imagens simplistas das pessoas ao redor. Mesmo assim, é necessário esforço para se situar no ideal missionário, visto que a "globalização" aumenta as más influências sobre a realidade em que vivemos, mas nos impulsiona também a deixar a zona de conforto. "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." - Gênesis 12:1

Aprendi na psicologia que a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco numa pessoa acostumado a mesmice... Um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. Somos tão acomodados, porque não vivemos o que o que se deve...

Por exemplo, eu vivi dentro de um sistema social ignorante - família, amigos entre outros, o qual eu era amarrado... Cercado de ações que me impossibilitavam de criar, de ter novas ideias e muitas vezes de dar minha opinião. Era uma baita opressão! Não pretendo ser ingrato com ninguém e sim compartilhar que pra sair da zona de conforto não é tarefa fácil, e sim desafiadora. Pois vivi uma vida inteira na zona de conforto para mim mesmo e demorei pra viver para os outros também. Mas resolvi encarar a realidade, e saí da minha zona de conforto, ou seja, saí de uma caixa regrada de atitudes e pensamentos de hipocrisias para encarar uma nova opção de evoluir e buscar novos desafios sem me limitar e não viver pra sempre da mesma forma que vivia. Porque no fundo nunca me contentei em acabar a vida sendo um ovo choco.  Só que antes de sair foi preciso de minha parte, refletir um pouco sobre o assunto de: Como era a minha vida atual, o que ganhava ou perdia estando dentro da zona de conforto. E o que eu ganharia ou perderia estando fora dela. Mas descobri que: “Para chegar aonde à maioria não chega, é preciso fazer o que a maioria não faz.”. O meu pensamento agora é o que estou ganhando ou perdendo estando fora da zona de conforto?

Sair da nossa zona de conforto é fazer mais para Deus! Não é necessário irmos tão longe de casa, basta nos colocarmos à disposição de sairmos para fazer o IDE que nos está ordenado lá em Marcos 16:15 (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  - Marcos 16:15). Se todos saíssem pelas escolas, trabalhos, nas ruas, hospitais, presídios e redes sociais já estariam fazendo muita coisa. Porque se um dia você conheceu Jesus, foi através de alguém e esse alguém poderia estar fazendo outras coisas, mas ele julgou mais importante falar de Jesus para você e para mim!

Afirmo que a maior falha fundamental do cristianismo está no planejamento desse marketing: O IDE. Pois os adorados líderes preferem fantasiar bastante sobre prosperidades que paguem por suas ambições pessoais em ofertas monetárias e que todos acreditem no que estão recebendo vem de Deus. Mas como Jesus não cobrava e ainda não cobra nada, o barato sai caro para eles, porque ninguém quer comprar o que foi fundamentado de graça – ou seja, sem preço algum.

A experiência humana com a fé em Deus está afetada por perguntas fortes acerca de sua identidade, de sua origem, de seu percurso e de seu destino e o povo procura muitas vezes de esquecer seus dramas com diversão, entretenimento oferecidos pela mídia, jogos, álcool, drogas... Finalmente, alegramo-nos porque o ide responde ao apelo de Cristo e nos prepara para a Evangelização global e tem encontrado adesão pronta e generosa de muitos por ai. “Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.” – (João, 21:22.)


fotos

tom caet