30/10/2016

viver na contramao

Por acaso você se lembra daquele amigão de infância, colega de trabalho, professor, ou daquele antigo chefe, enfim dos seus parceiros de vida?

Pois é! Na vida, somos sempre surpreendidos por essa generosidade divina que nos salva e nos conforta no momento certo: A amizade!

Por exemplo, tem hora que recebemos a ajuda de quem menos esperávamos, de quem nem sentíamos empatia. Noutras, deixamos de receber certa ajuda devido a nossa mania de julgar antecipadamente os outros, ignorando ou desconhecendo as suas histórias ou as lutas que elas travam diariamente. Mas Deus sempre nos proporciona algumas “surpresas”, a fim de nos resguardar da apatia e descrença que carregamos todo tempo por causa das desilusões...

Ele envia verdadeiros anjos que entram em nossas vidas sem pedir licença. Que nos aconselharão da melhor maneira, que apoiarão nossos devaneios, que sorrirão ao nos ver, que silenciarão junto à nossa dor, e abraçarão nossas ideias, torcerão de verdade como quem se importa e se pode contar...

São pessoas que amam de fato, que são cheias de alento, verdades, palavras de conforto, acolhimento e vontade de compensar toda decepção e tristeza que alguns indivíduos indevidos nos causaram. Ainda bem que alguns deles passarão por nós e não ficarão e outros andarão conosco ao longo de toda a nossa jornada. Embora todos façam parte de etapas de aprendizagem de nossas vidas, nem todos se manterão por perto, e só poucos viverão o suficiente para assistir às nossas conquistas.

Só que não é tão fácil viver na contramão de nossas certezas, principalmente quando recebemos o pior de quem é bem próximo de nós, de quem muito consideramos e confiamos. Já que existem amizades que fazem com que nossos dias se tornem melhores e felizes, há também aquelas que nos decepcionam.

Apesar do que, nada disso importa, porque não será a presença constante nem a duração do encontro o que guardaremos conosco, mas sim do tanto de coisas que essas pessoas fizeram de bom por nós. E, por mais que o tempo passe, e a distância afaste ou a morte intervenha, algumas pessoas simplesmente ficam na gente, eternamente. Afinal: Quem nunca foi feliz em algum momento da vida... Ou teve um grande amor... Ou se aventurou em alguma loucura com alguém... ?

Acredito que com eles, no tempo certo, todos conheceram a alegria ou a ingratidão de perto. Certo é que todas as pessoas marcam a vida da gente para sempre, não importando quem veio antes ou depois, e sim quem veio e ficou até hoje ao nosso lado. E para que entendamos melhor a própria vida, recomendo que todos revejam seus julgamentos, pois às vezes nem sempre acertamos e nem sempre estamos corretos no que pensamos, porque somos falhos, imperfeitos – também haverá quem receberá de nós o nosso pior...




fotos

tom caet