22/01/2024

Lucas 4:12 "dito está para não se pôr à prova o Senhor, o seu Deus'"

 


Na bíblia a fé é definida como "certeza do que não se vê". Mas ela não fala que tem que ser vazia. Embora chamem de doido quem segue alguém que disse "me sigam ", teve vários sinais de milagres e muitos outros sinais para que pudéssemos crer e segui-lo.

Sim, Jesus mostrou aos “doidos” - segundo as escrituras - que Ele não veio em busca de seus likes e sim de crentes seguidores.

Infelizmente, hoje há quem não veja mais estes sinais… e aí põem em dúvida não só a existência de Deus, mas a existência de todos os dogmas religiosos fazendo muitos a pararem de acreditar na bíblia. A questão é: Porque desacreditar a Bíblia?

Não creio que seja por causa das histórias de cobra falante, árvore do bem e do mal, nem o dilúvio ou ressurreições. Tão pouco devido os Milagres, ou leões que não comeram um certo Daniel, também não acho que seja por causa das pessoas que saíram ilesas de fornalhas ardentes, nem mesmo um mar se abrindo ou a ascensão do filho de Deus aos céus. NADA DISSO!

Creio que os que fazem desacreditar no Evangelho seja o motivo de quando se veem só sobem nas tamancas, porque o DEUS criador gigantesco com conhecimento infinito de todo o universo, com capacidades infinitas não responde as suas imaginações e aos seus questionamentos, deixando-os no vácuo…    

Será que eles acham que o Deus do Impossível - que torna tudo possível e provável - passe pano ou concorde com a minúscula e arrogante inteligência humana?

Claro que não. Aliás, se a própria ideia de existir um "Big Bang", apesar de ter certa evidência científica, traz em si muita dificuldade de conceber em nossa mente limitada, quiçá a existência de "Deus" cuja ciência nem chega perto..., mas vale lembrar que Sem a devida fé, também fica obvio a limitação e consequentemente o desacreditar na verdadeira MENSAGEM.

E por isso, vemos muitos terem vários motivos diferentes para crer, como também, descrer. Mas descrer é a pior resposta que podemos esperar ouvir. Como "descrer no que nos ensinaram desde o nascimento?

Penso eu que isso é apenas uma limitação intelectual tipo: "se o único motivo de ser cristão é porque me ensinaram, então se tivessem me ensinado a ser ateu ou budista ou judeu, ou qualquer outra religião, eu o seria".

Ainda que sejamos como Tomé, que num momento precisava dar um toque na ferida, ainda que tenhamos qualquer coisa além do que mostremos ou falemos, ou ainda que surja algo concreto que venha responder a alguém que nos pergunte o porquê de   ser cristão”, não haverá resposta que os convença devido a nossa limitação intelectual. Fora que na bíblia "dito está para não se pôr à prova o Senhor, o seu Deus'". Lucas 4:12

Mas como poderemos dar satisfações a quem se aprofunda em filosofias humanas que pregam Deus como um ser limitado, carrasco ou inexistente? Eles dizem que o Criador ao invés de escrever um livro pelo próprio cunho, preferiu entregar a criatura.

Muitos por esse motivo questionam o porquê de algumas pessoas “improprias”, de mãos pecadoras e por vezes sanguinárias foram usadas pra isso." Pior fica quando alegam que "Jesus que esteve na Terra, foi como Deus, mas não escreveu sequer uma palavra."

Para os que não entenderam ainda, cito Jeremias 17:5,6,7

 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e põe a carne por seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor! 6 Porque será como o arbusto no deserto, que não sente quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Porém, bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.

Pessoalmente não acho que todo o conceito filosófico seja sem-sentido. A não ser que não haja nada que se possa ser feito pela salvação humana. Só não é viável pregar que tá todo mundo salvo do pecado ou descondenado pela desobediência bíblica após a morte...

Há um juízo e muitos seguem esse pensamento, que também não é por crença nem por conhecimento de Deus, apenas porque é uma escolha pessoal justa e moral.

Sim podemos utilizar ou acreditar em filosofias, mas a salvação e o juízo são pela crença que está somente em Jesus...   

Vemos alguns dizendo não serem ATEUS (apenas se consideram em STAND BY). Pra eles Dane-se também o facto de Deus ter feito todos os milagres, inclusive o da criação de um UNIVERSO inteiro, mas se Ele não   escreveu um livro… isso não dá mesmo!

Também vemos pseudocrentes aguardando que Deus olhe por eles e entenda suas questões que são importantes com misericórdia (Não precisa ser para tudo). Porque filosoficamente eles têm humildade suficiente para não ficar questionando tudo o que se deve questionar de Deus. Mas ressalto só pra lembrar que esse papo de que "fazei prova de mim" com dizem, não invalida a autonomia de Deus, pois só Ele sabe que um dia você fará isso com a Sua permissão... portanto, estando certo ou errado Ele deixará acontecer por causa do livre arbítrio.

Infelizmente, quando você não vê a luz é difícil saber onde tudo poderá desabar. Pois preferem confiar em si mesmo….

Todos os que se frustram só enxergam somente os olhares que os maltratam, e por isso tudo de ruim sempre acontece, e ao dar atenção demais aos malvados, se escravizam. Se ao menos deixassem a soberba para ouvirem o Senhor dizer: "confia em mim, estou aqui e você está no caminho certo"... preferem a arrogância e recebem o silêncio, apenas silêncio de Deus.

Bem crente! Quem nunca esteve nesta mesma posição ou tiveram vários questionamentos acerca disso...?

Todos né? Entendo que realmente irrita quando alguém diz que a culpa é nossa por não ter tais   respostas; por não sermos curado de tais enfermidades, ou qualquer outra coisa que, em tese, seria de total responsabilidade de Deus. Paulo disse algo desse tipo:

Quem é você criatura para questionar o criador? Porque o mesmo que fez uns para honra, fez outros para desonra. E aí? O que pensar?

Por fim, somos feitos para pensar quando se trata de conhecer Deus. E está claro que usar versículo isolado de "fazei prova de mim" é estar tentando a Deus. E se tenta a Deus, caímos na fala de que tentar a Deus é desobediência. Onde está o nosso limite?

Está na desobediência. E, por mais que se fique a pensar que eu posso, eu sei, eu devo... tudo o que existe no Universo teve início, meio e fim. Por que o ser humano que tem início, meio também terá fim.

Eu entendo essa vontade de querer ter certeza de tudo. Mas se fosse para ser assim, de que serviria a fé? "Mas por que é necessário ter fé?"

A fé não vem do homem, mas vem do Espírito Santo que brota como uma semente no coração humilde.  E se você é uma pessoa orgulhosa que se julga sábia, dona da razão, dificilmente será capaz de ouvir a voz de Deus.

O único conselho que eu poderia te dar aqui é pra que se aprofunde mais na fé. Não sei se você é cristão de verdade.  Mas peço que como eu, busque o direcionamento de Deus, e enquanto não acontecer nenhum milagre desejado, simplesmente leia a bíblia com olhar espiritual e se contente com gratidão o que Deus tem feito por ti..... afinal ainda estamos vivos, né?

 

fotos

tom caet