17/03/2024

Quando a sua sinceridade vira arrogância...

 

Quando a sua sinceridade vira arrogância...



Nunca confunda o silêncio com ignorância, a calma com aceitação, a bondade com fraqueza ou a sinceridade com arrogância.  

Etimologicamente, o termo arrogante vem do LATIM arrogans - o que exige -, ou seja, todo arrogante é EXIGENTE.

Psicológica e claramente, vemos uma distorção da personalidade em quem se acha no direito de exigir tudo de outros ao exigir coisas que até ele mesmo não tem. Geralmente o arrogante “diz na cara” o que pensa e se acha no direito de corrigir, aconselhar, ordenar, mas é néscio e pobre de espirito, pois a maioria vive de piadinhas, indiretas entre outros adjetivos em relação ao próximo que pensa ou tem conhecimento e entendimento diferente os dele.

Ok! Está obvio que ninguém é perfeito, e que uma hora ou outra seremos arrogantes. Contudo, o arrogante não nota a sua marca registrada e predominante: falo do uso da “desculpa” de não ser arrogante, mas, sincero.  

Erroneamente, muitos confundem o termo sinceridade com falar a verdade a grosso modo. Mas é o contrário, pois sinceridade - que vem do Latim SINCERUS, denota algo “puro, inteiro, completo”, de SIN-, tem o significado de “um, único”, mais a raiz do verbo CRESCERE, “crescer”. Portanto, uma pessoa sincera é considerada “pura” tal qual à planta que cresce de forma única, sem enxerto sem mistura de qualquer tipo.

Em suma, sincero é quem pensa bem antes de falar para assim evitar ferir com palavras ou gestos o próximo. É alguém que tem como marca o ser “verdadeiro, franco, e acima de tudo cordial".   Diferentemente do arrogante, que não é cordial, nem puro, franco ou verdadeiro que a Grosso modo, fala com os outros com ar de superioridade ou paternalismo - como se fosse mais inteligente ou importante do que realmente aparenta.

Aos que reconhecem ser arrogante e /ou causem tal imagem, aconselho que aprenda a ouvir mais com humildade. Respeite o entendimento e o conhecimento do outro. Fale sem pressa e nem   demonstre impaciência através da linguagem corporal. E sempre se coloque no lugar do outro. Assim, quem sabe, supere esse sentimento de superioridade em relação ao próximo.

A bíblia em Filipenses 2 nos diz para que completai a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façais por rivalidade nem por vaidade; pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo.

 “Se quer buscar a verdade, tem que se inclinar”.

Este proverbio ocidental significa que quem busca a verdade, sempre precisa ter atitudes humildes, porque a verdade não se encontra na sinceridade ou em algum lugar especial, senão num lugar humilde: no amor de Jesus. Foi assim que Deus nos permitiu a salvação, e ainda nos acrescentou vários dons respectivamente, onde a uns foi dada palavra da sabedoria; a outros, a palavra do conhecimento; e a todos a fé ardente para salvar uma alma com todo o coração (1Co. 12:4-11).

Reflita nisto!

 

fotos

tom caet