19/09/2016

Cheio de si...


Como filhos de Deus, tomemos cuidadas com pessoas que se dizem Cristãs, e estão cheia de preconceito, achismos e que ainda deturpam a verdade. Muitos deles não conhecem e muitos não aceitam o poder libertador de Jesus e a sua proposta de salvação.  Da mesma forma, não creia em quem não se disponibiliza a aprender e dar ouvidos aos que o podem ensinar também.

Não é fácil conversar com cristãos idolatras cujo trabalho, carro, casa, igreja é realmente algo mais importante pra eles... E nem tente dizer: o mais importante é ter Jesus pra eles... Entretanto recomendaria a todos que experimentassem não dizer qualquer coisa pra cortar a conversa ou amizade com eles. Deixemos simplesmente a conversa fluir e o pensamento deles chegar ao fim, depois decidimos ou não afastar dessa pessoa. Tomar uma atitude honesta com essas pessoas pode torna-las menos ofensivas, mais amorosas. Quem sabe elas não vão apreciá-lo mais, mesmo que não saibam que foi você se afastou delas?

Especulações a parte, digo que indiscutivelmente, a nossa fé cristã só acontece se dermos ouvidos ao conhecimento bíblico, cujo Pastor Jesus – o único - trouxe-nos a revelação. Ele nunca vai nos deixar afastar da fé e da razão. Razão que não pode ser alcançada por quem se limita à mente humana, às suas possibilidades, aos seus próprios esforços, à sua capacidade, a seu conhecimento e descoberta pessoal.

O Senhor Jesus nunca usou Sua Palavra, conhecimento para distrair, oprimir ou entreter os que O rodeavam, muito menos usou Seu poder para corresponder a um pedido que não fosse de vontade séria e honesta. Com Ele em nossas vidas não há como viver sem regras. Senão seria uma vida de libertinagem, a qual a Bíblia condena dizendo que não devemos por ocasião da liberdade dar ocasião à carne (Gl. 5:13; Rm. 7:8).

Quem carrega uma vontade tão hostil e um coração cheio de orgulhoso e autossuficiência desse jeito, não abre espaço para a revelação divina. Porque um crente verdadeiro não fecha a porta à fé em Cristo. Não está convertido ainda quem faz isso... Pois vive de aparência, afastado da verdade... Estão cheios de si. E por isso saem das amizades e dos caminhos de Deus... Em 1 João 2:19 declara: “Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos...

As pessoas infelizmente olham as circunstâncias e se guiam por aquilo que querem. E quando elas são confrontadas pela realidade, elas sempre afirmam a necessidade de estar certa ou afirmar que alguém está errado menos elas. Mas esse comportamento tem contaminado alguns e encorajados a outros a manter o engano como defesa da sua fé, ou seja, se defendem e se justificam de seus erros ofendendo, humilhando, ignorando o seu semelhante sendo ele quem for e o pior, usando a bíblia. Inclusive, alguns insistem no velho hábito de excluir do seu circulo de convivência quem não apoia esse tipo de ação... Daí surge as seguintes perguntas: Alguma vez você foi corrigido por alguém e o agradeceu por ele ter provado que você estava errado nas suas atitudes ou ideias? Afinal pra você é melhor estar sempre certo ou ser pacifico com os outros?

Independente das suas respostas, sempre se vê por aí alguém que quer que as suas posições sejam respeitadas e entendidas por todos. No entanto, quantos de nós não gastamos uma boa parte de nosso tempo e energia tentando provar que estamos certos seja no trabalho, na escola, em casa e até na igreja, e que os outros estão errados em algum ponto de vista qualquer?

Definitivamente existe uma resposta bíblica e clara para tudo e ela recomenda que tenhamos em tudo domínio próprio.  Só que a falta desse domínio vem contribuindo para a ruina de muitos ditos cristãos que querem ser ouvidos e entendidos, e por não sê-los, têm por hábito corrigir os outros provocando ressentimentos e afastamento...

 Isso acontece porque muitas pessoas, consciente ou inconscientemente, acreditam que deve, por algum motivo mostrar seus pontos de vista acerca da sua fé, só que não tem como considerar como Cristão, alguém que crê no sacrifício que Jesus fez por nós, mas não considera o jeito de ser do outro!

Certamente que ninguém tem que sacrificar suas ideias ou opiniões para agradar alguém, mas podemos descobrir o prazer da participação e do testemunho da felicidade de outras pessoas, que é muito mais compensador do que a batalha de egos.

Uma estratégia excelente para todos nós seria nos tornarmos mais pacíficos e amorosos com as pessoas. Praticar o respeito com elas, permitir a alegria de acharem que estão certas... Paremos de corrigi-las. Deixar a glória para elas. Já que os cães sempre serão cães, da mesma forma que os lobos não podem se transformar em ovelhas, vale o que  Jesus disse: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para não acontecer que as calquem aos pés e, voltando-se, vos despedacem.” (Mt 7:6).

Creio que este assunto deva causar divisões em nosso meio, há pecados muito mais sérios e danosos que este aqui discutido. Porém, acho recomendável que o crente seja tolerante, e respeitoso assim ele não dará nenhuma margem ao mau testemunho, não estimulará nenhum irmão mais débil ao pecado, utilizará seus recursos financeiros naquilo que de fato glorifique (Is. 55:2) a Deus e não terá a mesma aparência dos mundanos.

Busque o perdão de Deus e deixe um pouco essa "influência da rede social" que tem “educado” muitos a descrença. “Se alguém quiser seguir-me, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16:24)


fotos

tom caet