20/09/2016

Honestidade.



Atualmente tem sido uma pena ver pessoas envergonhando a fé evangélica. Pessoas deturpando e pregando determinados textos bíblicos para promover o medo ao povo que não lê, estuda e pouco s e interessa em conhecer a palavra de Deus. Também entristece ver tantas pessoas que não sabem adorar a Deus de forma limpa, sem interesses emocionais, políticos ou financeiros. E o pior acontece quando querem corromper os seguidores decentes, honestos, bondosos com cargos, elogios e idolatrias e cursos ideológicos... Triste também é ver que ainda existe quem acha que ser convertido o torna o suprassumo da santidade!

O que dizer então das denominações religiosas que sufocam as pessoas demais com esse papo de não toque no ungido de Deus?

Tá demais a ignorância do povo! Eu também sou ungido de Deus, você é ungido de Deus... Saul era ungido de Deus, Davi não tocou no ungido, Davi não matou o safado, porque ele estava utilizando base bíblica, mas Davi arrasou Saul assim mesmo quando pegou um pedaço do manto...

Ocorre que atualmente há tantos pregadores do medo atuando com pregações performáticas e manipulação, confirmando essa frase e usando ela fora do contexto e da verdade bíblica para arrancar dinheiro, reconhecimento, autoridade para manter o povo na linha de segurança deles e os protege-los... Enfim, dizem que o nosso caráter está moldado naquilo que fazemos quando ninguém está olhando. Então qual a diferença entre um bandido que rouba na vida e um pastor que engana o povo de pouca fé?

Espero que sua resposta seja: nenhuma diferença! Pois, bandidos e safados, devem pagar pelos seus erros - embora um conhecedor da palavra devesse pagar mais... Mas a questão aqui é a seguinte: quase nunca se vê alguém utilizar a palavra com honestidade para corrigir tais enganos e enganadores... Talvez por causa da hipocrisia, medo ou por não serem cristãos honestos. Digo isso com pesar no coração, mas tá na hora de fazer uma reflexão, rever essas doutrinas, conceitos, e tentar compreender o nosso tempo. Nunca esquecendo que sempre vemos o cisco no olho dos outros, mas não a trave no nosso. Sim, teremos que tirar a trave do próprio olho, para assim poder tentar ajudar os outros. Vamos tentar o seguinte:

Em primeiro lugar, aprender a ser honesto na fé cristã. Respondendo: que uma vez crente é preciso ser convencido, intrometido ou prepotente?

Obviamente a sua resposta seria: nenhum deles! Ótimo. Porque todos sabem que para seguir Jesus Cristo temos que ser Manso e Humilde e ter Discernimento, ter uma linguagem moderada, ser exemplo e dar exemplo em tudo.  Além de respeitar sempre! E principalmente ver o outro com um olhar de honestidade, com olhar de DEUS…

Em segundo lugar, não se canse de lamentar ao ver a falta desse conceito entre os cristãos. Eles podem ser vitimas da ignorância, da necessidade, do engano cultural. Já que sabemos que a palavra honestidade gramaticalmente tem seu uso meio que deturpado. Tentemos utilizar corretamente luz do dicionário, porém, sabendo que seremos humilhados por outros ou seremos chamados de “careta” “hipócrita” “dono da verdade”...  Saiba que por ter o caráter amplo da honestidade - o que não é tão fácil exercer - seremos ofendidos por fazer o que é certo porque existem as ditas convenções religiosas que nem sempre espelham a realidade, que formalizam e firmam várias doutrinas intolerantes.

Em terceiro lugar, devemos, portanto reconhecer que a honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; de não mentir, de não fraudar, de não enganar, de não omitir, de não dissimular... Logo, honesto é aquele que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida correta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades.  A pergunta que não quer calar é a seguinte: Conhece alguém assim tão honesto?

Se sim, então essa pessoa repudia a malandragem a esperteza desses que querem levar vantagem em tudo que envolva a fé, é obediente ao Evangelho que  diz assim em Levíticos 19,17: Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. Gálatas 6,1 IRMÃOS, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Romanos 16,17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; DESVIAI-VOS DELES. 1 Coríntios 5,11 Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; COM O TAL NEM AINDA COMAIS. Porém, o texto mais significativo encontra-se em Mateus 18: Se o teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão. Se não te ouvir, porém, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda questão seja decidida pela palavra de duas ou três testemunhas. Caso não lhes der ouvido, dizei-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja der ouvido, TRATA-O COMO O GENTIO OU O PUBLICANO.

Realmente esses textos nos mostram que todos estão debaixo do sangue de Jesus e da graça de Jesus. Todos pecam e carecem da graça de Deus, todos são pecadores, não há um justo sequer se não fosse pela graça e misericórdia Divina estaria todo mundo frito agora.

Quero frisar que a minha salvação está em Cristo, não em denominação A ou B e nem em opiniões dos homens, por isso, desconfio sempre, vigio e ignoro quando alguém vem falando manso ou do que não vive pra mim. Acredito em Deus, e sei que ele cuida da minha alma, mas da vida terrena, quem cuida sou eu. Particularmente sou a favor de entregar para justiça terrena, estes safados trasvestidos de cristãos que abusam da fé religiosa, que abusam da fé alheia… mas nunca deixei de acreditar nas coisas de Deus, e se elas parassem de existir em mim, certamente estarei desviado da minha caminhada.

A Besta existe, ela tem um nome, chama-se ignorância. E o anticristo são todos que se beneficia em manipular pessoas que não são capazes de assumir suas responsabilidades e por não poderem assumir, nomeiam uma “divindade terrena” para responder por elas.
A minha maior crise nos dias de hoje é a crise de valores, onde luto pra não ser como a maioria é, ou seja, vivem de forma egoísta, cruel e violenta. Sendo assim, é necessário ter bons exemplos cristãos, pois a transmissão de importantes valores consiste no testemunho e base de um futuro mais prazeroso sustentado na Palavra de Deus. 

Lembre-se que Deus nos criou para ser livres e que Ele tem um propósito para restaurar todas as áreas da nossa vida. Prossigamos! Celebramos a vida que Jesus nos concede hoje. Só Ele oferece-nos as ferramentas necessárias para quebrar amarras antigas e ajuda-nos a preparar o caminho para entender o Evangelho em toda a sua plenitude.

Obviamente, "retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes". (Tito 1:9) nunca se esquecendo de também que é nossa obrigação denunciar pecado, as coisas erradas e “não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Romanos 12:2) "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor". (1 Timóteo 5:

Obedecer é o sentido teológico que transcende o significado de se abster de alimento mundano. Pratiquemos o jejum espiritual – como o momento em que o corpo se priva daquilo de que gosta e se entrega, sem reserva, à comunhão íntima com o Criador e Salvador. Essa comunhão se desenvolve na presença de Deus, ouvindo Sua voz por meio da Bíblia e em oração, reagindo ao que Ele fala.

Concluo dizendo que Deus nos Deus dois ouvidos, dois olhos, dois furos no nariz para respirar, mas apenas uma boca pra falar. Eu digo com base bíblica, em Tiago 1.19-20 diz: Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Tiago 1:19-20;


Muita gente pensa que sabe tudo, mas ainda é uma criança diante dos olhos daquele que realmente sabe tudo: o meu Senhor Jesus Cristo! Então por favor, não julguem a minha atitude aqui ou qualquer outro sem ter certeza dos propósitos do mesmo. Sejam inteligentes afinal é isso que nos define ser diferentes dos animais… E só mais uma coisa, lembrem-se: Deus é amor, mas também é justiça! Deus abençoe a todos!

fotos

tom caet