09/10/2016

Contradição


Já ouviram falar que "às vezes um charuto é apenas um charuto"?

Pois é, Goethe escreveu que falar é uma necessidade, mas ouvir é uma arte e eu ainda estou em duvida em qual dos lados eu me encaixo mais.

Acontece que nos primeiros quilômetros dessa minha viagem psicanalítica, ainda tem sido muito desconfortável e tensa a ideia de que, as minhas angústias surgiram do nada e sem motivos e que é demais insuportável sustenta-las.

Mas eu consigo entender um pouco o porquê das pessoas serem tão egocêntricas. Na verdade não importa como elas são ou as coisas que fazem, importa sim apenas que ela caminhe, siga e viva... Porque há momentos em nossas vidas que estamos ligados tão somente a uma brincadeira de ideias...  Que esquecemos que Julgar é bem mais cômodo para a maioria das pessoas... Julgar e o pior: Achar que somos a única pessoa correta da face da terra.

Do tipo que faz qualquer analise a partir de uma palavra, pessoa ou atitude qualquer, eu diria mais: que tudo pode fazemos pode estar ligado ao luto relacionado ao fim da serenidade... Sim, pois se respirássemos fundo antes de sair por ai caçando problemas, a vida mostraria muito mais respostas do que uma ideia específica daquilo que queremos encontrar... Afinal, de nada adianta ficar preso a dualismos do tipo certo ou errado, para mostrar saber tudo. Como por exemplo, quando alguém está muito pra baixo, ao invés de fazê-la reconhecer que esteja com problemas, a fazer uma viagem interior por sua vida, os fazemos criar mais expectativas ainda...

Se der certo com alguém, pode ser, mas, não me disponho a fazer criticas tendenciosas com tudo que acho, pois noto que a vida seria melhor, mas seria melhor mesmo se parássemos com essa mania de analisar tudo e todos.

E jamais desperdicemos tempo com crenças que não nos fazem sentir bem em si mesmo. Também não é bom adotar uma crença por estar mal em algum setor da vida, isso é fraqueza, pois podemos encarar o mundo como ele é sem precisar criar ideais religiosos... Porque Deus também manifesta seu amor através da inteligência humana. E Ele nos deu ela para desenvolver e ajudar uns aos outros.

O triste, é que os maiores clichês das frases egocêntricas são de  pessoas que “estudam alguma coisa”...  Ou seja, de quem teria de saber a mínima diferença entre o "normal" (esse normal que só existe na teoria), e o comum, que é um risco pra todos. Temos que tomar cuidado para que os desequilibrados não abalem a nossa razão, pra não seguirmos com otimismo a loucura deles!


Enfim, a felicidade está ao seu alcance além de estudar o conhecimento e o comportamento humano, desconstrua alguns paradigmas, algo que na maioria das vezes nos impedem de sermos nós mesmos e aprendamos a nos ver como somos realmente. Só não entre em contradição consigo mesmo...

fotos

tom caet