20/10/2016

Desinteligência...


Infelizmente há muitos apaixonados, fanáticos, inverídicos, legalistas que usam imoralmente a fé. Alguns são inconsequentes, fofoqueiros, inconscientes e tiranos... Há outros que são deslumbrados; idólatras, moralistas; científicos; manipuladores como agem certos lideres religiosos que se contradizem...  E cada um segue a sua doutrina de pensamento acreditando ter o correto discernimento espiritual das escrituras.  

O cristão não é individualista, mesquinho, arrogante, e prepotente como muitos são vistos, senão teremos que viver condenando todo mundo que pensa diferente também...  Conforme dizem os dicionários, ser cristão é quem carrega a boa-nova, a mensagem de Deus dentro de si. É quem vive a vida na “ética do amor”, tal como Jesus ensinou.

Quem não tem esse amor como base da fé cristã, ainda que acredite em Deus, tenha Jesus por salvador como dizem ter, nãos são cristãos, protestantes ou evangélicos simplesmente... A questão é ver as pessoas ignorantes serem levadas à apostasia ou heresia por esses ditos cristãos. E ver tantos outros falando e criticando tudo ou desrespeitando todos os cristãos só porque se acham mais inteligentes.

Ainda que achemos necessária essa ideia de ter que estudar e ler, interpretar entre outras formas de aprendizado para argumentar a defesa do que se acredita, a religião cristã é simples e ensina que pra ser um seguidor de Cristo - o da bíblia obviamente - é obrigatório ter olhar abençoador como prioridade e saber que as pessoas diferentes merecem todo respeito.

Em parte concordo que tem membro de igreja cristã que não são evangélicos ou protestantes, também não vejo nenhuma denominação como dona do Evangelho, muito menos alguém tão sábio para ordenar uma...  Ainda que não gostem, usarei a maior e a mais clara verdade - a Palavra de Deus que diz em Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Essencialmente, há indivíduos com suas diferenças de ideias, que entendem como querem a fé, mas que se esquecem de que cada um é igual em pecados e arrependimentos. Mas esses “Cocôs” ainda que os chamemos de “Rosas”, continuam fedendo por aí. E ainda que afirmem que as suas doutrinas sejam espiritualmente discernidas, não nos cabe separar o joio do trigo, apenas podemos identificar as suas incoerências, e julgar qual atitude nos parece mais coerente pra usar a favor uns dos outros ou seguir ainda que seja de modo coerente...

Quem busca outras coisas em primeiro lugar e esperam que o reino de Deus seja acrescentado depois, age exatamente ao contrário, pois o nosso dever é procurar somente a Cristo e o reino de Deus na vida e não benefícios, ou seja, deve-se buscar absorver os pensamentos e valores divinos expressos na bíblia e não os seus próprios.

Também há a idolatria da "minha igreja" ou "meu ministério", seja morto ou vivo... De certo que espiritualmente, a fé é pessoal e isso é fato, mas a decisão de Deus independe dos pontos de vistas, criticas e opinião de ninguém para as nossas vidas... Mas é no desespera que vemos muitos tem desistindo de ser sereno e paciente, consigo mesmo e com os outros. Com isso espero que todos nós mudemos de mentalidade e deixemos as coisas antigas para trás pra fazer tudo novo...  Também recomendo por experiência, que não despreze quem que te aborrece, mas compreenda que não existe um único indivíduo separado do Todo poderoso. Porque Deus  transcende a todos os nossos julgamentos...  
Pra quem se importa em defender seus pastores e seus templos, instituição, digo que está escrito assim “... que o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24).  E aos que não se preocupam tanto com esse blá, blá, blá dos críticos, porque entende que já é o “templo de Deus” e sabe que o “Espírito de Santo” habita nele (I Coríntios 3:16), daí eu pergunto: porque  ainda não deixaram de ser um tesouro oculto, e se transformaram num tesouro manifesto (um missionário por exemplo)?

Respostas à parte, que todos reconheçam a volta de Cristo, e estejamos sempre dispostos a aprender com Ele como as crianças ou como os tolos...  E se alguém leu até aqui, é muito possível que me julgue como Paulo define em I Coríntios 2:14 como sendo aquele "que não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". Ok!

é impossível me autodenominar e carregar o evangelho dentro de mim com tantos pecados, mentiras e enganos...  Mas, cada um com sua mania, diversão e passa tempo... A minha é ter paciência com as pessoas ignorantes, medrosas, sem educação, estudos, que falam errado, escrevem errado, não leem, não interpretam e por ai vai e insistem em  se considerar protestante ou evangélico, sem a menor responsabilidade para assumir tais títulos.  No meu caso sou apenas um profundo admirador de Cristo e eterno buscador da verdade que está sempre em processo de confirmação na minha vida. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32).

Fiquem em Paz.

fotos

tom caet