09/10/2015

Metafora: Jesus in the right



Esse texto não representa Jesus, que tampouco precisa de representante para tal... Infelizmente, estou num momento em que quero dizer algo sobre tudo, ao invés de olhar para mim mesmo e lutar para uma vida transparente, respeitadora das leis, amando mais as pessoas e refletindo sobre minhas ações. Conseguiu entendeu a minha ironia? Não?

Então se liga, pois tenho algumas críticas a fazer acerca disso, mas nada que não possa ser entendido como uma 'liberdade literária'... Lembrando que tive excelentes professores que me ensinaram sobre as metáforas e/ou fábulas.

Não acho que Jesus fosse ligado a questões religiosas, politicas ou partidárias, até porque o cara passou pela Terra falando sobre amor durante anos. Mas ainda que fosse, ou tomasse uma "posições" acerca disso, Ele era tudo o que a direita ou esquerda ou religioso conservador odeia hoje: “Ele era basicamente A FAVOR DO BEM”. PENSEM NISSO! Ele não saia criando suas próprias interpretações, suas próprias leis alegando que Deus as fez, mandou, sei lá...  Ele as seguia e ensinava a seguir e pronto!

Creio em Jesus e na bíblia e me entristece ver o nome Dele sendo usado de forma inteligente, porém para defender ideias próprias.
Jesus sempre ensinou por parábolas, e hoje o melhor recurso para entendê-las é comparar: se Ele estivesse entre nós, estaria com dificuldades para pregar também?

 A crítica é essa: os pregadores não sabem compreender a Palavra, visto que a maioria nem de longe segue o que Jesus pregava. E a maioria dos ouvintes se deixa levar por esses cães, que pensam que estão salvo porque tem Jesus no coração, mas na vida diária visivelmente (atitudes) são gananciosos, mesquinhos e intolerantes.
Desculpe a sinceridade, mas constantemente vemos pessoas dizendo que devemos convidar Jesus para entrar na nossa vida, só que essas mesmas pessoas são poucas generosas, tolerantes e muito mais egoístas do que os outros.

Tem algo que combina muito com as lições que aprendi de alguns, até analfabetos, mas muito sábios cristãos, que conheci durante a minha experiência de vida que foi: é muito mais importante ter Jesus nas atitudes diárias do que tê-Lo na boca simplesmente! Logo, comecemos com o Fazer o bem!

Vamos aprender a lidar com gente que apresenta um evangelho de acolhida, de tolerância, de amar as pessoas ainda que não se concorde com suas práticas e ideias... Não sei se sou mais ou menos cristão por isso, mas guardo outra lição com muito apreço: muitos crentes não conseguem entender uma boa metáfora!  E por isso, Não devo julgar alguns comentários deles acerca da bíblia.  Não mesmo!

Alguém disse que você lerá os livros que tiver que ler e somente esses. Verá os filmes que tiver que assistir e somente estes. Entenderá só o que puder entender e tudo bem, para o seu próprio bem. Mas gostaria de desafia-los a reconhecer a sua inteligência. Saia por aí pregando Dois caminhos somente: um que aponta de forma integral para Jesus e outro que aponta para a Morte eterna. E se você realmente sabe exatamente como utilizar as palavras bíblicas, use-as para descrever o seu encontro real com Jesus Cristo...

Hipócrita, tire primeira a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão... Ou quer que eu desenhe?

Resumindo: busque ser melhor para que o outro não tenha motivos para acusá-lo ou saia por ai distorcendo um monte de coisas pra defender a ideia própria...


Um grande abraço com todo o carinho e respeito a sua “intelectualidade”.

fotos

tom caet